Se o teu livro ou filme predileto é sobre largar tudo e ir para a roça. Mas, tu não largou -nem larga nada - e vai morar no mato, o que isso diz sobre tu?
***
um gênero narrativo que deveria ter nome mas não tem:
“obras protagonizadas por personagens pretensamente rebeldes & subversivas, feitas sob medida para se tornarem as obras favoritas de pessoas reprimidas & cooptadas que dizem amar a obra acima de tudo, mas nunca mexem a bunda da cadeira para fazer nada parecido com as personagens rebeldes & subversivas que tanto dizem admirar.”
principais expoentes: na literatura, “o apanhador no campo de centeio”; no cinema, “sociedade dos poetas mortos”, “beleza americana”, “na natureza selvagem”.
* * *
se eu consumo uma obra sobre enfiar o dedo na tomada & levar choque, e digo adorar tudo, é minha obra preferida!!, mas depois disso nunca mais na vida eu enfio o dedo na tomada (pois já sei que vou fatalmente levar um choque!), então essa é uma obra profundamente conformista & conservadora.
se ela é vendida & recebida, percebida & celebrada, como uma obra “rebelde” & “original”, “corajosa” & “libertadora”, etc & etc, então além de conformista & conservadora, ela é perigosa & traiçoeira.
* * *
leia o texto completo: vou mudar de vida... mas não hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário