Rússia prova na ONU que nunca temeu apuração sobre queda de avião da Malaysia

A Rússia acaba de dar um xeque-mate nos Estados Unidos: com seu voto a favor no Conselho de Segurança da ONU aprovou a constituição de uma comissão internacional para apurar a queda do avião do voo MH17, da Malaysia Airlines, em que morreram 298 pessoas 5ª feira pp. na Ucrânia.

A decisão da ONU com o apoio do governo de Moscou diz tudo: a Rússia não teme nenhuma investigação independente. Pelo contrario já a havia sugerido e pedido. Já os Estados Unidos e a Europa, com algumas exceções, preferiram fazer luta política a la Guerra Fria, aproveitando a tragédia para antecipadamente, e sem nenhuma prova cabal,  acusar os rebeldes, que são apoiados pela Rússia, de responsáveis pela tragédia.

E o mais grave, acusando  a Rússia pela explosão do avião da Malasyia AirLines. O problema, e o ponto que a gente quer chamar a atenção, é que os EEUU não tem nenhuma autoridade moral ou política, muito menos mandato internacional, para assumir o papel da ONU ou de tribunais internacionais.

Muito menos o tem a União Europeia ou a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte. Este papel é exclusivo da ONU e de suas instituições, com a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. Não devemos esquecer nunca da farsa das armas químicas de destruição em massa que o governo dos Estados Unidos, o presidente George W.Bush, inventaram em relação ao Iraque.

Acusaram o Iraque (Saddam Hussein) de possui-las e depois se comprovou ser uma mentira orquestrada dentro do governo americano para justificar a ocupação daquele país. Resultado? O mais nefasto possível. Acabou como estamos agora assistindo, numa tragédia humanitária, na destruição de um país e na divisão de seu povo e nação em querelas fratricidas e religiosas.

Do blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário