O que é a "*Direita pão com ovo"

por Otoniel Pinheiro Neto

Assim como um economista da isenta Revista Veja escreveu um livro chamado “Esquerda Caviar”, é salutar que surja uma resposta.
Eis que aparece o termo “Direita Pão com Ovo”.
Assim como o caviar é associado à riqueza; o pão com ovo é associado à existência de direitistas que não são milionários.
O termo surge em épocas em que se constata, na prática, que o direitista brasileiro da atualidade não mais se identifica com qualquer tipo de burguês.
Como dizia Tim Maia, “o brasileiro é o único país em que, além de traficante ser viciado e cafetão sentir ciúmes, o pobre é de direita”.

Talvez esse panorama seja fruto do arranjo oligarca e hereditário do próprio monopólio econômico no Brasil, lembrando, nas linhas de Paulo Henrique Amorim que, “em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil”.
Nesse prisma, é fácil perceber que a imensa maioria das pessoas de direita são vítimas do próprio sistema que defendem, ou seja, são “proletários” injustiçados pelo sistema capitalista.
Não custa nada lembrar que o sistema capitalista mundial proporciona imensas mazelas e desigualdades sociais, fazendo concentrar em apenas 85 pessoas 46% da riqueza mundial [1].
Ora, ninguém em sã consistência vai dizer que isso é produto de uma meritocracia fajuta ou de qualquer filosofia de justiça, mas sim, de um sistema excludente e dominador.
Assim como existem pessoas de esquerda que buscam o bem estar social e que por isso são chamadas de “esquerda caviar”, temos pessoas de direita no Brasil que não são milionárias, ou seja, estão excluídas do banquete que tanto defendem.
Nesse cenário, faz parte da “direita pão com ovo” aquela turma que não consegue enxergar que faz parte da plebe e, que, muitas vezes, imagina que tem a “propriedade” (?) de um carro ou de um apartamento, que em verdade está nas mãos dos banqueiros capitalistas por intermédio de financiamentos.
Enfim, o sujeito coloca o direito de propriedade em primeiro plano induzido e enganado por aqueles que realmente têm propriedade de alguma coisa, recebendo apenas as migalhas do sistema.
Portanto, o integrante da “direita pão com ovo” é aquele cidadão que defende um sistema em que ele mesmo só come as migalhas na distribuição da riqueza e que jamais vai entender por que não juntou seus milhões de dólares, mesmo tendo trabalhado a vida inteira.
Já o integrante da esquerda não se ilude, tendo a consciência de que o capitalismo proporciona essas inúmeras injustiças na distribuição da renda e que, por isso, é contra esse sistema absurdo.
*Também conhecida como: Direita mortadela