Homenagem de Alexis P. Yovanovic a Eike Batista

Caro Alexis, não concordo com uma palavra do que diz, mas parabenizo por diz-las

Não conheço e nunca tive nenhum tipo de relacionamento pessoal ou comercial com Eike Batista, mas vai aqui o meu abraço fraterno e sentimentos de solidariedade, a ele e família, pelos momentos difíceis que está passando.

Eike Batista é um sujeito mais criativo, produtivo e gerador de riquezas, que milhares de críticos oportunistas que emitem hoje comentários invejosos sobre como ganhar ou perder dinheiro (o dinheiro dos outros), muitos deles desde a varanda da sua nova casa em Miami. Lembrando que poucos brasileiros possuem mais de 520 bilhões de dólares depositados fora do Brasil; covardes anônimos por causa do sigilo bancário e fiscal. É mais fácil o Eike levantar e fazer em poucas semanas o que muitos críticos oportunistas tem feito pelo Brasil na sua vida toda.

Eike Batista começou cedo. Nos seus 20 anos já estava na floresta procurando Ouro. Deu vida mineral ao Estado do Amapá; gerou o projeto onça-puma, da VALE (PA); deu origem à RPM quase 25 anos atrás (hoje Kinross), que gera empregos e riquezas na região de Paracatu (MG); deu origem ao projeto Minas-Rio (atualmente da Anglo American), hoje o mais importante projeto de mineração depois de Carajás; a sua MMX abriu horizontes em Corumbá (MS) e na serra de Itatiaiuçu (MG), deixando este último enclave mineral praticamente ligado com projeto de ferrovia até o novo porto, que também ele mesmo começou, e que hoje divide com Mubadala e Trafigura.

Eike talvez hoje seja melhor, pela sua maturidade, assim como ainda estão aí muitos dos ativos materializados e contabilizados pelas suas empresas, os empregos gerados e os avanços efetivos na economia do Brasil. O que caiu foi a credibilidade em relação à percepção (bolsa de valores) do que muitos "achavam" que as empresas do Eike valiam, perda de credibilidade insuflada por uma mídia traíra e golpista que enxerga no Eike um modelo de investidor brasileiro que não atende ao modelo colonial e subserviente ainda vigente.

Por outro lado, a mesma mídia esconde e defende especuladores de pirâmides financeiras truculentas e aqueles da "privataria", que privatizaram a preço de banana os melhores ativos que Brasil possuía na década de 90; a mídia oculta os sugadores de dinheiro do Brasil para o exterior (das CC5 do Banestado, na década de 90 e hoje do HSBC, escândalo recentemente divulgado).

Recentes casos de policia inocentaram um helicóptero cheio de drogas, mas apreendem os bens do Eike. A mulher de conhecido traficante ameaçou um Juiz em Goiás e ficou por isso mesmo. Neste episódio, as autoridades ostentam uma enorme "coragem" para tirar um carro da ex-mulher do Eike, enchendo manchetes de jornal.

Nem imagino como ajudar ou como expressar mais claramente a admiração que tenho por um cara valente e corajoso como Eike, que errou ao tentar fazer pelo Brasil e não por desvio de conduta, como muitos bacanas delinquentes "bem de vida" que andam "todos soltos" por aí.

Vai aqui a minha homenagem e solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário