Fies

Leio textos sobre os problemas do Fies - Fundo de Financiamento Estudantil -, todos escritos com uma delicadeza que me enoja. 
Para começar, todos os artigos escritos por jornalistas e especialistas em economia e educação começam e teminam responsabilizando o governo federal, especificamente, a presidente Dilma Roussef. A iniciativa privada, os empresários do setor, e os alunos que fraudaram o sistema, não tem responsabilidade nenhuma.

Mas, a verdade é que o governo federal tem suas responsabilidades e está tentando corrigir os seus erros.

Os empresários e os alunos que ROUBARAM o Estado, não assumem seus crimes, e muito menos imagina uma maneira de ser punido pelas falcatruas que praticaram. O que desejam mesmo é roubar mais.

Isto dito, vamos as sugestões para melhorar o programa e garantir ensino superior para as classes mais pobres da nossa sociedade.

Na minha opinião duas providências melhorariam bastante o programa, são elas:
  1. Exigir nota minima para ter direito ao financiamento - 5 pontos no Enem e que o aluno não tenha tirado zero em nenhuma disciplina -.
  2. A porcentagem do financiamento dependeria dos anos que o aluno estudou em escola pública - do segundo ano primário até o terceiro ano do segundo grau seria o tempo para contar -, exemplo:
Se o aluno estudou 9 anos em escola pública, o financiamento seria de 90%.

Quem tiver mais ideias, que apresente.

Apenas criticar, sem propor nada, é demagogia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário