Em conversa exclusiva com o Blogue, hoje quarta-feira (4), o ministro do Esporte, George Hilton, informou sobre a criação de grupos de trabalho interministeriais para combater a violência nos estádios de futebol do País. Além da formação dos grupos, o ministro destacou o Grito de Paz, ação de enfrentamento à violência e intolerância nos estádios pela sensibilização de torcedores de que os estádios são ambientes de celebração.
“Nós iniciamos com a formação de um grupo de trabalho que vai envolver, no primeiro momento, a secretaria nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, os dirigentes de clubes e os dirigentes de torcidas organizadas. Depois desse entendimento, nós vamos fazer um grupo de trabalho interministerial, envolvendo os ministérios do Esporte e da Justiça, e também as polícias estaduais”, explicou Hilton. Para ele, é essencial para a iniciativa haver uma atuação muito integrada entre o governo federal, os governos estaduais e as polícias militar e civil.
Para colaborar com as ações de enfrentamento à violência nos estádios, o ministro pediu a atualização do relatório Preservar o Espetáculo Garantindo a Segurança e o Direito à Cidadania, de 2006, feito pelo pesquisador Marco Aurelio Klein sobre violência de torcidas de futebol.
“Esse relatório traz algumas ideias que nós entendemos que serão fundamentais, não só no relatório final que iremos ter com esse grupo interministerial, mas também em algumas legislações que vamos atualizar no congresso, além de ações que os clubes e as torcidas organizadas precisarão fazer a partir das informações que vamos colher”, completou.
#GritoDePaz
No último domingo (1), o ministério do Esporte fez uma campanha nas redes sociais com a hashtag#GritoDePaz durante o jogo Internacional e Grêmio, válido pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. O termo ficou bem posicionado nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil durante toda a partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário