Saúde

Seis vitaminas e sais minerais que devem estar na sua dieta

As 6 Vitaminas e Minerais Mais Importantes

Em geral, quando fazemos dieta e reduzimos o consumo de calorias, limitamos também o consumo de alguns alimentos. Isso significa que há vitaminas e minerais essenciais à saúde que podem estar faltando. 
 
 
Embora seja importante mantermos um peso saudável, é preciso ter cuidado para não prejudicar nossa saúde nesse processo. Portanto, certifique-se de consumir os seguintes minerais essenciais e vitaminas:
  
Magnésio
 
Dose mínima recomendada por dia: Homens: 420mg e mulheres: 320mg.
 
Por que necessitamos?  O magnésio é essencial na formação da massa muscular e funcionamento do sistema nervoso. Mantém o coração saudável, regula os níveis de açúcar no sangue, favorece o sistema imunológico e contribui para a formação de ossos fortes e saudáveis.
 
Sinais de carência: Falta de apetite, náuseas, dores de cabeça, esquecimento, dor nos ossos, tensão muscular e fadiga crônica.
 
Fontes: amêndoas, vegetais de folhas verdes, salmão, frutas secas, grãos integrais, lentilhas, banana, e iogurte.
 
Vitamina D
 
Dose mínima recomendada por dia: de 5 a 15mg.
 
Por que necessitamos? A vitamina D maximiza a absorção de cálcio, é fundamental no crescimento dos ossos, otimiza o rendimento dos músculos e mantém o bom funcionamento do sistema imunológico. Esta vitamina previne a deterioração óssea e, junto com o cálcio, pode prevenir a osteoporose.
 
Sinais de carência: Ossos e músculos frágeis.
 
Fontes: Salmão, atum, fígado, bife de gado, queijo, gema de ovo, leite fortificado, leite de soja, suco de laranja e iogurte. E também a luz do sol. 
 
Cálcio
 
Dose mínima recomendada por dia: 1000- 1200 mg.
 
Por que necessitamos?  O cálcio é fundamental para manter dentes e ossos fortes. Também alivia as contrações musculares, favorece o processo de coagulação e a transmissão de sinais entre os neurônios.
 
Sinais de carência: Não existem sintomas imediatos, mas, a longo prazo, pode ocorrer osteoporose.
 
Fontes: laticínios como queijo, iogurte, suco de laranja, folhas  verdes, sardinhas, tofu, tahine (pasta de gergelim), salmão e leite de soja.
 
 
Ácido Fólico
 
Dose mínima recomendada por dia: 400mg.
 
Por que necessitamos? O ácido fólico não é benéfico apenas para as mulheres grávidas ou que planejam engravidar. É essencial para todos os seres humanos, pois cria cadeias de DNA e RNA. O ácido fólico favorece a formação de glóbulos vermelhos, necessários para prevenir a anemia. Além disso, previne a formação de células cancerígenas.
 
Sinais de carência: Diarreia, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, feridas na língua, dores de cabeça, irritabilidade, lapsos de memória e cansaço constante, entre outros.
 
Fontes: Vegetais verdes, legumes, frutas secas, milho, abacate, arroz integral, bananas, laranjas e mamão-papaia.
 
Ferro
 
Dose mínima recomendada por dia: entre 8 e 10mg.
 
Por que necessitamos? O corpo necessita de ferro para produzir hemoglobina, um composto que se encontra nos glóbulos vermelhos e que permite a passagem de oxigênio pelo corpo. Os glóbulos vermelhos produzidos pelo ferro ajudam a prevenir a anemia e a fadiga, melhoram a memória e são essenciais no crescimento. Sem ferro, poderíamos sofrer deterioração na medula espinhal, bem como problemas no sistema reprodutor e circulação sanguínea.
 
Sinais de carência: Tonturas, fadiga, anemia, perda de energia e dores de cabeça.
 
Fontes: Espinafre, aveia, lentilhas, fígado, frutos secos, tofu, frango, feijões, etc.
 
Zinco
 
Dose mínima recomendada por dia: entre 8 e 12mg.
 
Por que necessitamos? O zinco mantém o bom funcionamento do sistema imunológico, cura e protege a pele, favorece a atividade cognitiva, aguça os sentidos e alivia os sintomas pré-menstruais. 
 
Sinais de carência: Perda de peso, perda de apetite, intensa queda de cabelo, pele seca, diarreia, etc.
 
Fontes: Mariscos, frango, legumes, iogurte, nozes, e sementes de girassol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário