A vida como ela é

por Claudio Louro

Quantos carros o senhor lava por dia?
- uns 40, meu filho! E depois vou a pé pra casa pra exercitar as pernas.
Nossa! Quantos anos o senhor tem?
- faço 85 anos amanhã meu filho! E trabalho duro desde os 9 anos de idade. Nunca tice chance de estudar, mas meus filhos estão na faculdade, naqueles programas "unitec" sabe?
Ah claro! o senhor está falando do PROUNI e do PRONATEC não é? Sabe quem os criou?
- claro meu filho! foram seu Lula e dona Dilma né? eles gostam de nós, os pobres.
(silencio, olhos cheio de lágrimas, não querendo chorar na frente dele, mas ele percebeu e mudou o assunto)
- Olha meu filho, eu tenho essa saúde porque nunca fiz isso ai que você tá fazendo. Minha mulher também fuma e não aguenta caminhar comigo!
(morri de vergonha, juro!) Mas eu vou conseguir largar! E o senhor me ajudou me contando estas coisas.
- Daqui até minha casa são 12 KM e todos os dias eu vou e volto a pé! Até tenho vale-transporte, mas eu gosto de andar e antes do seu Lula eu nao tinha é nada! Nem casa eu tinha, moravca em um barraco.
(porra, aí fudeu né? as lágrimas desceram e as palavras sumiram...)
Como é seu nome mesmo? (depois de alguns minutos)
- Zé Carlos, e o seu?
Cláudio! Miuto prazer seu Zé Carlos!
- Prazer é meu! volte sempre!
Voltarei sim. passo sempre por aqui!
- Então outro dia a nossa prosa continua, combinado?
Claro seu Zé!

Entrei no carro, e fui até em casa soluçando de emoção! isso é mais que um presente, é sentir que a luta de toda a minha vida não foi em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário