Desabafo de Tico Santa Cruz


  Lamento ter de escrever estas próximas linhas, mas diante de um vídeo que os Bolsonaristas viralizaram, recebi e continuo recebendo milhares de mensagens sobre uma fala que foi retirada de contexto: “infelizmente vivo num país que a gente precisa trabalhar, produzir e ganhar dinheiro”.
Seria inútil tentar explicar de onde eles tiraram isso porque ao Bolsonarismo o importante é que o inimigo — no caso eu — seja desmoralizado.
Porém, o que me deixa mais triste é saber que 99,9% das pessoas que compartilharam esse meme são pessoas que certamente trabalham em condições que não gostariam de trabalhar. Boa parte com alguma atividade que não lhes dá nenhum prazer, uma minoria que tem o privilégio de fazer o que realmente escolheu.
É de doer o coração ver gente pobre, classe média baixa, que levanta cedo porque vive num país onde tem seus direitos sistematicamente desrespeitados. Paga toneladas de impostos e não vê isso retornar em forma de políticas públicas eficientes. Pessoas que pegam ônibus lotados, muitas vezes são desrespeitadas por seus superiores, por patrões que também estão atolados em problemas e diante de uma crise histórica - perderam seus empreendimentos ou tiveram prejuízos absurdos por conta de uma política adotada por um Governo que não soube como conduzir a Pandemia.
Esses que gargalharam, ironizaram, mandaram em seus grupos de WhatsApp não só o vídeo editado, mas fotos dos Memes, figurinhas e etc. Se regozijaram com algo que além de não representar minha realidade, ainda expõe um ressentimento — que compreendo — afinal de contas, infelizmente precisam trabalhar MUITO, MUITO, MUITO, para no fim do mês não sobrar nada ou quase nada.
Comecei a trabalhar bem cedo.
Com 23 anos já comprei minha primeira casa e não foi por HERANÇA e nem por dinheiro dos meus pais. Foi com meu próprio empenho e talento.
Sou de uma família de classe média alta, que depois perdeu TUDO e vivenciou a experiência de não ter nada na geladeira.
Pouco importa minha biografia.
O fato é que nesses meus 25 anos de trabalho, me dediquei arduamente a construir uma carreira que me levou a viajar o mundo, conhecer o Brasil inteiro, lançar 8 discos, 3 DVDs, 4 livros, uma infinidade de singles e fazer shows praticamente TODOS os finais de semana.
No pior cenário, o que ganho em um show meu é mais que o salário de 80% daqueles que compartilharam o meme do “infelizmente tenho que trabalhar”. No melhor cenário, o cachê de um show meu é maior que o de 99,9% dos que entraram nessa viagem errada.
E isso poderia me dar uma condição de não precisar me indispor com fãs, com empresas, empresários, rádios, TVs, e com boa parte do mercado que atuo. Contudo, aprendi na minha vida que dinheiro é importante mais não é tudo e precisamos LUTAR para que as pessoas que não tem as mesmas oportunidades que a gente, possam ter pelo menos uma condição de vida melhor para que suas existências não se resumam a uma rotina de desgaste absoluto, onde no fim do mês não sobre NADA, para que esse indivíduo e sua família possam desfrutar de viagens, uma boa comida no prato ou qualquer outra forma de se divertir e viver um pouco sem se preocupar se vai sobrar alguma moeda pra garantir o futuro de seus filhos e sua família.
Inacreditavelmente, essa galera que compartilhou esse meme, sabe que provavelmente seus filhos e filhas correm sérios riscos de terem um futuro difícil, de talvez não conseguirem um emprego que lhes traga mais do que pagar as contas e olhe lá…
Detesto ostentação num país de miseráveis.
Por isso nas minhas redes não têm postagens de fotos de carrões, de imagens da minha casa, do que eu comprei ou deixei de comprar.
Mas não condeno as pessoas que tinham uma vida difícil e por conta de seu sucesso possa celebrar suas vitórias.
O que acho estranho é gente que movida pela necessidade de aparecer e tentar ganhar algum reconhecimento, se vai se endividando até a alma para parecer algo que não é e para ostentar o que não consegue sustentar.
Em suma, quando vejo alguém que tem — INFELIZMENTE — um pode aquisitivo muito menor que o meu, fazendo piada comigo — que coloco minha cara a tapa pra defender políticas públicas que são justamente pra tentar melhorar a vida dessas pessoas — me pergunto: Por que ainda perco meu tempo com política?
Poderia estar desfrutando de tudo que tenho, sem precisar me desgastar e fico aqui, dia após dia buscando um diálogo, ou uma forma de somar forças com outras pessoas que também compreendem que a desigualdade desse país é que faz com que a grande maioria do povo sofra e de tanto sofrer parecem já ter aceitado e se acostumado de que a vida é isso mesmo e se conformar com
Governos que apenas as usam como massa de manobra.
Sou um idealista, mas até pra idealismo existe limites. E cheguei no meu limite.
Tenho minha consciência tranquila de que o que fiz ao longo de toda minha vida foi pensando no coletivo.
Minhas músicas animaram a vida milhões de pessoas, meus shows levaram alegria para milhões de brasileiros.
Continuarei trabalhando dia após dia fazendo o que gosto e mantendo a qualidade de vida da minha família com dignidade e condições para que meus filhos possam ter a chance que muitos dos filhos desses que fizeram piadinha, talvez nunca tenham.
Lamento de verdade por isso, mas me parece que tem gente que prefere viver assim, fazendo gracinha e se F8D3ND8 no fim do mês.
Por idealismo, coloquei minha carreira em risco, minha família em risco, minha vida em risco e sabe o que ganhei com isso?
A certeza de que fiz minha parte.
Esse ano, espero sinceramente que esse Governo saia através das urnas e que o Brasil possa voltar a dialogar. Mas se isso não acontecer, graças a meu trabalho e não foi pouco - poderei acordar numa segunda de manhã e ir à praia ou ficar o dia todo tocando violão, escrevendo e fazendo música - no fim de semana eu viajo com meus amigos, faço shows e ganho minha grana honestamente que banca uma vida bastante agradável pra quem eu amo.
E você, trabalhador que compreende meu trabalho, porque sou trabalhador como você, sei que entende meu posicionamento e não compactua com esse mar de ódio e fake News.
Aos demais que vem aqui usando vídeos, frases, fora do contexto, peço que olhe para suas vidas e se pergunte:
Qual será seu futuro e o dos seus filhos?
Infelizmente terão de trabalhar MUITO, produzir para alguém que vai ganhar MUITO com seu esforço e ganhar dinheiro para no fim do mês pagar as contas e só… se tiver sorte. Se não tiver, vai ter de pedir dinheiro pra BANCO, se endividar e viver uma vida muitas vezes miserável, enquanto o político que te coloca pra fazer esse papel que você nem percebe o quão ridículo é — tá comprando Mansão de 6 milhões na sua cara e você ainda defende ele?
🙏🏼
boa sorte!
Luiz Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo, conhecido nacionalmente como Tico Santa Cruz, é músico, compositor e cantor-fundador da banda Detonautas. E estudou Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vida que segue
O blog é renumerado por Clik nos anúncios e doação via Pix: +55 (85) 9 9278 2550

Um comentário: