29 mil crianças de 4 a 5 anos estão fora da pré-escola no Ceará

O que saber em menos de 8 minutos 

 
Olá! Na edição de hoje, trouxemos um estudo que mostra que 29 mil crianças em idade pré-escolar estão fora da escola no Ceará. 

Você também vai querer saber: Candidato ao Senado, Camilo Santana (PT) defende reforma tributária e outros destaques desta quinta-feira. 

 
Tempo de Leitura: 8 min 30 s
Oferecimento
Facebook
https://twitter.com/diarioonline
Instagram
YouTube

Matrículas caem na pandemia e Ceará tem mais de 29 mil crianças de 4 e 5 anos fora da pré-escola


O acesso à escola pública ou privada é um direito básico de toda criança. A partir dos 4 anos de idade, passa a ser uma tarefa obrigatória dos pais. No Ceará, porém, a taxa de matrículas na pré-escola caiu na pandemia – e cerca de 29 mil cearenses de 4 e 5 anos estavam fora da pré-escola em 2021.

"A baixa de matrículas na pré-escola está muito mais impactada na rede privada. A queda de renda, o desemprego e mães ficando mais em casa são alguns fatores para não levar essas crianças à escola", pontua Esmeralda Macana, especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social e integrante do estudo. 

Os desafios são maiores quanto mais vulnerável é a população. "O Ceará se destaca na educação, mas será que existem municípios e crianças que exigem mais atenção em termos de desigualdade?", questiona Esmeralda.  

"Em Sobral, por exemplo, as crianças de nível socioeconômico mais baixo aprenderam em língua portuguesa só metade (26%) do que as de nível mais alto (53%)", pontua. 

Especialistas ouvidos pela reportagem apontam o que deve ser feito para diminuir os prejuízos para a educação deixados pela pandemia.
ELEIÇÕES NO CEARÁ 

Em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, o candidato do PT ao Senado Federal, Camilo Santana, cobrou que haja uma reforma tributária no Brasil para melhor distribuição e arrecadação de impostos. "Precisamos tributar sobre renda e patrimônio. Quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos. Por isso há concentração de renda no Brasil", defendeu. O candidato também defendeu como uma das prioridades, caso seja eleito, avançar na proposta de revisão do Código Penal brasileiro. Segundo ele, "há uma sensação de impunidade" no País. 

Camilo foi o segundo a participar da uma série de entrevistas com os candidatos ao Senado. A primeira entrevistada foi Kamila Cardoso (Avante). Nesta quinta-feira (22), será a vez de Érika Amorim (PSD). 

AMEAÇA NUCLEAR


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (21) uma mobilização militar parcial no país em virtude da guerra da Ucrânia. Em pronunciamento em rede nacional, o líder indicou que a medida envolve a movimentação de reservistas, e afirmou que a ação é "necessária", sendo a "única opção" no momento.

O presidente sugeriu ainda o uso de armas nucleares em virtude do confronto, indicando que todas as opções disponíveis podem ser utilizadas. "Eu não estou blefando", afirmou. 

O anúncio de Putin causou uma corrida aos sites de companhias aéreas de pessoas que tentam sair da Rússia o mais rápido possível. 
Publicidade
SURDOS EM SHOWS MUSICAIS

"Pensam que surdo não gosta de música?". A provocação foi lançada por Leo Castilho durante entrevista na última edição do Rock In Rio. O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou-se um dos destaques do palco Sunset ao transformar a experiência dos shows mais acessível e inclusiva – neste caso, para a comunidade surda. Profissionais como Leo estreitam a conexão entre o artista no palco e a plateia que, por condições biológicas, não consegue desfrutar completamente do som. 

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, saiba como é o trabalho dos intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade de espetáculos. 

JERI EM ALTA 

O Aeroporto Regional de Jericoacoara vai receber mais 6 voos semanais da Latam a partir de Guarulhos-SP. As novas operações somam-se às outras 7 já existentes.

Os voos para Jericoacoara e Juazeiro do Norte já superam as expectativas da própria Latam com uma ocupação superior a 83% no primeiro ano de operação. É isso o que aponta o levantamento da companhia sobre os destinos inaugurados em novembro de 2021

Igor Pires, colunista de aviação do Diário do Nordeste, analisa os impactos para o turismo do Ceará.
COLUNISTAS

DELANIA SANTOS

Bastidores da liderança: não gosto de conversas difíceis

SAMUEL QUINTELA

Altas de juros pelo mundo deve impulsionar renda fixa no Brasil; entenda e veja boas opções

RIVALIDADE ENTRE FACÇÕES 

Um suspeito de matar duas adolescentes (de 14 e 16 anos), em Fortaleza, devido a uma rivalidade entre facções criminosas, foi identificado pela Polícia Civil do Ceará a partir do número de um telefone. As jovens foram assassinadas porque moravam em uma região dominada por uma facção criminosa rival dos criminosos. O repórter Messias Borges conta como a Polícia chegou ao suspeito. 
Se você recebeu esse e-mail de um amigo e ainda não assina a Newsletter do Diário do Nordeste, inscreva-se aqui.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram
Acompanhe as principais notícias do dia em tempo real.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 
Copyright © 2022 Sistema Verdes Mares, All rights reserved.
Você está recebendo este e-mail, pois se inscreveu no site do Diário do Nordeste.

Nosso endereço:
Sistema Verdes Mares Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz Fortaleza, CE 60125-160 Brazil

Nos adicione à sua lista de e-mails

Você pode 
mudar suas preferências ou cancelar sua inscrição nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário