Os desafios do novo Governo do Ceará para crianças em situação de rua | Por que o preço da gasolina subiu, mesmo sem reajuste

O que saber em menos de 8 minutos 

 
Os desafios do novo Governo do Ceará para crianças em situação de rua, o que os pequenos esperam do novo Governo, o que as crianças pensam sobre dinheiro e como se relacionam com ele, e outros destaques desta quarta-feira (12). 

Boa leitura!
Oferecimento
Facebook
https://twitter.com/diarioonline
Instagram
YouTube

Os desafios do novo Governo do Ceará para crianças em situação de rua


Enquanto a maioria das crianças cearenses tem um lar para morar, uma parcela invisível não tem qualquer referência do que é ter uma casa segura para dormir à noite. 

Em meio ao fluxo dos carros de Fortaleza, por exemplo, é possível enxergar nas mãos de Denis (nome fictício) algumas cartas do Naruto e da Copa do Mundo de futebol. Com Luana (nome fictício), a sua boneca barbie "velha" e "arrupiada".

Denis, de apenas 8 anos, que mora nas ruas com seu irmão de 10 anos e sua tia, a qual chama de mãe. Já a pequena Luana, de 2 anos, vive com a mãe, Maria de Fátima (fictício), que diz só estar ali na rua até conseguir juntar o dinheiro do aluguel e voltar para o kitnet que moravam, que custa R$ 300.

Diante dessa realidade, o Diário do Nordeste foi ouvir das próprias crianças o que elas querem e esperam do novo Governo eleito do Estado, ainda que a problemática caiba a todos os entes – Município, Estado e União. A reportagem também retirou propostas do plano de Governo de Elmano de Freitas (PT) que tratam sobre o tema, para mostrar qual o plano de enfrentamento.

O QUE PENSAM AS CRIANÇAS SOBRE POLÍTICA E ECONOMIA

Para além das crianças em situação de rua, o Diário do Nordeste conversou com várias crianças sobre temas que elas ainda encaram com inocência, mas já sabem o que falar: política e economia.

"Eu queria que o governador fizesse novos parquinhos, cuidasse das praias, cuidasse das crianças abandonadas"; "Eu espero do novo Governo do Ceará que ele crie novas escolas, novos hospitais"; "Eu queria que o Governo fizesse uma comida melhor na escola". Estas são algumas das demandas dos pequenos para os próximos quatro anos do Governo de Elmano e que já sinalizam um problema antigo do País: as desigualdades sociais.

Já sobre economia, a pequena Maria Valentina Sousa da Silva, de 8 anos e moradora do bairro Bom Jardim, é direta: "economia é economizar, porque não pode comprar tudo. Às vezes, o dinheiro não dá". Além dela, o DN também conversou com Marcus Vinícius, de 11 anos, e Maya, de 7 anos, para entender o que as crianças sabem sobre economia. Especialistas indicam também como introduzir a educação financeira para os pequenos.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram e acompanhe as principais notícias do dia.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 

CONTINUE LENDO

ELEIÇÕES

As dificuldades de unir o PDT do Ceará em torno da candidatura de Lula no segundo turno

FERIADO

Saiba o que abre e o que fecha nesta quarta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, no Ceará

PERÍODO ELEITORAL

Você sabe o que é assédio eleitoral? Veja como denunciar prática no ambiente de trabalho

CIRURGIA RARA

Bebê recebe primeiro transplante de intestino de doador morto no mundo

Publicidade
COLUNISTAS

DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE 

Ataques aos nordestinos: letramento e analfabetismo político

TOM BARROS

Inspiração no eterno soldado alvinegro, Dimas

COMBUSTÍVEIS
 

Preço da gasolina sobe em postos de Fortaleza, mesmo sem reajuste da Petrobras


Após semanas consecutivas de queda nas bombas de combustíveis, o preço da gasolina voltou a subir em Fortaleza nos últimos dias. Apesar de a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ainda não refletir a elevação, consumidores já comentam e questionam nas redes sociais o aumento ocorrido sem a Petrobras ter anunciado qualquer reajuste.

Em páginas nas redes sociais dedicadas a divulgar promoções em postos de combustíveis, consumidores dizem que chegaram a perguntar aos frentistas se houve aumento e receberam a informação de que, de fato, a gasolina foi reajustada.

Afinal, por que aumentou? Especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste explicam. 

 
Se você recebeu esse e-mail de um amigo e ainda não assina a Newsletter do Diário do Nordeste, inscreva-se aqui.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram
Acompanhe as principais notícias do dia em tempo real.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 
Copyright © 2022 Sistema Verdes Mares, All rights reserved.
Você está recebendo este e-mail, pois se inscreveu no site do Diário do Nordeste.

Nosso endereço:
Sistema Verdes Mares Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz Fortaleza, CE 60125-160 Brazil

Nos adicione à sua lista de e-mails

Você pode 
mudar suas preferências ou cancelar sua inscrição nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário