Jornalistas de aquário

Paulo Mauricio Machado

Mandou bem, Alon, até o último, ou melhor, até o penúltimo parágrafo. Por algum tipo de vício incontornável de considerar o que vocês, jornalistas de aquário, chamam de "mercado" talvez não consigam reparar naquilo que chamamos de economia real, que acontece no dia-a-dia, no rés do chão, no pé da calçada.

Mercado é esse "ente" esotérico que só existe na cabeça de vocês, que aceitam se balizar pelos comentaristas neocons que ainda se impõem e ditam regras na chamada mídia corporativa tradicional. Digo isto como jornalista, independente por opção, com anos e anos e anos de quilometragem em grandes redações.

No dia em que você e nossos coleguinhas resolverem sair por aí, se enfiando nas biroscas, no comércio popular e nas microindústrias empregadoras das pequenas cidades do interior, vão perceber o que de fato ocorre no País. Ah, preparem-se para admirar um mundo novo.

Pesquisas Focus, Fiesps, Firjans, CNTs, grandes exportadores, coisa e tal, são algo que só cataliza na cabeça de vocês. A economia real, meu caro, é outra coisa, tão simples e singela que, apesar de tão fácil fica difícil de perceber, por incrível que pareça. Mas tem que sair do aquário e meter a cara nas ruas...