Desde o inicio da campanha piguista na minha cabeça ficou claro que, o alvo era o Dirceu.
Depois que derrubaram ele, pig, tucademos e cia tomaram gosto e aproveitaram para tentar derrubar Lula também. Mas aí não havia consenso, tucanos preferiam apenas deixa-lo "sangrar", para em 2006 "democraticamente" derrota-lo nas urnas (quebraram a cara).
Voltemos a causa, ao motivo principal da direita querer acabar com o Zé Dirceu... Por que foi mesmo?
Passado 03 anos eis que Dirceu revela. Sem querer eu acho (será?).
O motivo foi:
"Defendi sempre o interesse e o fortalecimento de uma empresa nacional, plataforma da língua portuguesa, para atuar como ator a nível internacional na linha comercial e política de nossa política externa.
Estes são fatos e contra fatos não há argumentos".
Respondendo ao Mino Carta (CartaCapital), José Dirceu pôs a luz do dia a razão da sua queda.
O Zé tem prestado serviços de consultoria nas áreas de importação e exportação. Seria bom ele explicar melhor essa sua frase: que empresa seria essa, como atuaria? As causas de seu afastamento da política, porém, não parecem ser comerciais, nem empresarias. A explicação pode ser sociológica. O Brasil ainda não emergiu totalmente da cultura senhorial: continuamos divididos em casa grande e senzala. Todos os partidos políticos foram constituídos de acordo com a lei e a Constituição, mas, o pessoal do andar de cima vê o PT com muitas restrições. É como se ali estivessem abrigados os antigos servos: tem de pedir desculpas; tem de sair do partido! Dirceu foi cassado por ser o chefe do mensalão, enquanto Roberto Jefferson o foi por não ter conseguido provar a existência do mensalão, engenhosa criação de sua mente. Dirceu foi forçado, por pressões da mídia e da sociedade, a abandonar a política; Jefferson continua, garbosamente, a presidir o PTB nacional. É como se a sociedade dissesse: você, que é branco como nós, pode continuar onde está.
ResponderExcluirAcredito ser uma tese defensavel esta do Dirceu ter sido derrubado pelo PIG, faz sentido. Especialmente a Folha, o Estadão, a Globo e a Veja trabalharam muito para isso. Pensaram ter encontrado a solução para derrotar Lula em 2006, depois de sangra-lo bastante.
ResponderExcluirEnganaram-se redondamente, o povo não é bobo.
A questão é que Dirceu é um excelente negociador, carne de pescoço se for inimigo. Fato conhecido por todos os que conviveram com ele desde o movimento estudantil. No governo tinha essa tarefa, pesada e necessária. Vinha arrombando a oposição. Como não podiam dar um tiro, arrumaram um escândalo, com a cumplicidade da mídia. Nem era Dirceu o responsável direto pelo uso da caixa 2, algo que todos os partidos fazem e fizeram. O que ele fazia era engrossar nas negociações, era a infantaria do processo político. Tentaram com ele paralisar o governo, e não conseguiram.
ResponderExcluir