Inflação e economia

[...] Que tal abordarmos com um pouco mais de calma, o tema? Eu realmente queria ouvir a palavra de algum economista sobre o momento atual (economista com E maiúsculo, e não aqueles seres que só pensam em liberalismo, que cá entre nós já "morreu").
Por exemplo, andei lendo o IBGE, e encontrei a seguinte pesquisa: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm .
Ela demonstra que existem periodos de sazonalidade na inflação, que ocorrem de tempos em tempos, de acordo com algumas posturas do mercado nacional, e, internacional. Varios destes problemas são causados pelo proprio mercado interno, a lei de gerson!
É tal como o "causo" do alcool nesse inicio de ano: A Inflação estava a 5.3%, se não me engano, porem estava "sob controle". Os "queridos" usineiros chegam lá, e sobem o preço quase 100% em 2 meses, e se soma ao fato de que normalmente, os produtores de alimento "metem a mão" no inicio do ano, vindo a abaixar os preços para o patamar normal somente a partir do mes de Abril.
Eu sei que existem problemas internacionais que influenciam no preço do combustivel, mas como anunciaram por aí, a gasolina por exemplo, não subiu um unico centavo. Quem empurrou o aumento foi o alcool Anidro na gasolina (E sinceramente, eu não entendo até hoje o porque disso ser feito). No fim, acho que a pressão inflacionária atual, foi um azar GIGANTE, de diversos fatores que nos pegaram de surpresa ao mesmo tempo
Lógico que não sou economista, nem nada, mas é o que minha análise rudimentar leva a crer: É tudo a lei de Gerson...
Ou você vem me dizer que Industrialista ter lucro (apos deduções) de 20 bilhões, dizer que vai aumentar preço com medo de cair faturamento, e foda-se a inflação, não é lei de gerson? Que eu saiba, numa crise (ainda não chegamos la, mas se continuar assim...), procuramos inovar e gastar o minimo possivel e inovar buscando novos mercados. Sinceramente, acho que o empresariado Brasileiro ainda não aprendeu com 1997/2003/2008, acho que ainda precisam de mais uma prá aprender (e infelizmente, o cidadão de bem paga o pato junto).
E ainda tem, infelizmente, o Governo que parece agir a conta gotas... Ok, não adianta o governo quebrar o país por causa de uma sazonalidade que talvez, nem dure tanto tempo. Provavelmente o pessoal do Bacen está vendo até aonde isso vai, mas que seria interessanteeles controlarem mais o capital, com certeza...
A principio, esses problemas não afetam a economia, o problema maior será que a inflação continuar a subir desenfreadamente (e pelo que notei, parece que ela começou a estabilizar). Foi assim em 2005 e em 2008, e provavelmente será assim por um tempo...
Um dos grandes problema ainda é o dolar: É o velho: Se o dolar ta muito valorizado, o pessoal reclama. Se o dolar ta muito desvalorizado, o pessoal reclama tambem...  Sinceramente, qual é o meio termo? Aquele dolar a 1,70R$, que eu tambem acho que seja? (Ate porque, esse ta longe de estabilizar ao visto).
As medidas atualmente tomadas para conter o consumo, são um bucado erroneas na minha opinião. Na verdade, deveria-se haver uma ampliação do consumo, somada a ampliação de parque e investimentos. Como disse um ministro europeu por ae: "Superaquecimento economico é um problema que todos nós queremos ter..." (e acho que só os Brasileiros não veem isso).
Ainda somado, por fim, ao velho problema tributário... Esse que provavelmente ainda se arrastará por muiiitos anos, caso continuemos do jeito que está.
Em suma: Eu acho (por enquanto) que está havendo muito pânico prá pouca coisa. Pânico só é justificado se as coisas começarem a piorar alem do atual (inflação acima de 6.6% e desemprego começar a subir a cada mês, nem que seja de 0.1 a 0.1% ao mês). O mercado por ora continua estavel, mesmo com a inflação, e os preços das commodites internas está começando a cair aos poucos. 
Em suma2 (que considero importante): 
Acho que o Mantega está so enrolando esperando a queda do preço do alcool para medir o efeito no mercado. Afinal, Maio já está aí...
por Diego Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário