Google acusada de ter roubado informações


o EBay e o PayPal – divisão de pagamento online da companhia –, entraram com um processo contra o Google e dois ex-funcionários. No documento, eles acusam os envolvidos de terem roubado segredos relacionados a um sistema de pagamento móvel.


Notícia da Reuters aponta que os ex-funcionários citados no processo são Osama Bedier e Stephanie Tilenius, os quais trabalharam no passado no PayPal e, agora, lideraram o lançamento do sistema de pagamento pelo celular do Google, divulgado nesta semana, em parceria com a MasterCard e o Citigroup.

No caso de Bedier, o executivo, contratado pelo Google em janeiro de 2011, atuou por nove anos no PayPal em diversas áreas, a mais recente delas como vice-presidente de plataforma, mobilidade e novos empreendimentos.

Já Stephanie trabalhou no eBay entre 2001 e 2009 e atuou como consultora da companhia até março do ano passado. No processo, a empresa informa que a executiva foi contratada pelo Google em fevereiro de 2010, como vice-presidente de e-commerce.

No processo, Bedier é acusado de ter “de forma inapropriada, compartilhado segredos deles [PayPal] com o Google e grandes varejistas”. O documento acusa ainda Stephanie de ter quebrado uma regra contratual do eBay ao recrutar Bedier para trabalhar no Google. Isso porque, a executiva tinha se comprometido oficialmente a não contratar profissionais que trabalhassem no PayPal.

O eBay cita também que trabalhou junto com o Google, nos últimos três anos, no desenvolvimento de um acordo pelo qual o PayPal serviria como a plataforma de pagamento para celulares com o sistema operacional Android. E Bedier teria sido o principal executivo responsável pelas negociações.

A acusação aponta ainda que o ex-executivo do PayPal retirou informações confidenciais de seu computador, relacionadas ao sistema de pagamento móvel, alguns dias antes de ser contratado pelo Google.

“Ao contratar Bedier, com todos os segredos que ele conhecia sobre os planos do PayPal e o entendimento sobre as fraquezas do Google – com a visão de uma líder do setor (PayPal) –, o Google conseguiu a mais abrangente e sofisticada crítica disponível de seus problemas”, informa o processo.

Um porta-voz do Google, Aaron Zamost, disse que a companhia ainda não recebeu uma cópia do processo e, por isso, preferiu não fazer comentários sobre as acusações o eBay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário