José Dirceu: Precisamos avançar, não recuar!

Wagner Bittencour, vice-presidente do BNDES,  disse ontem no XXVII Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo Reis Velloso, que o banco vai financiar fortemente os setores de logística, de transporte, geração de energia e de petróleo e gás nos próximos anos. Veja matéria no Valor Econômico. A continuidade da participação do BNDES no financiamento da infra-estrutura do país, da energia, petróleo e gás é condição para a retomada do crescimento.
O país precisa, para continuar crescendo, se apoiar nesses setores — ao lado do nosso mercado interno, um dos maiores do mundo, e das exportações. Precisamos avançar e não recuar. Fazer cada vez mais dos bancos públicos instrumentos do desenvolvimento, reduzir o custo financeiro. Precisamos de mais concorrência e reforma bancária, de reforma tributária progressiva. Precisamos taxar grandes fortunas, heranças e movimentação financeira. Precisamos criar um Eximbank nacional e uma Secretaria de Comércio Exterior, a exemplo dos EUA com seu poderoso Escritório de Comércio Exterior, o United States International Trade Commission.



Para crescer não bastam o ajuste fiscal, que além de preservar direitos trabalhistas deveria ser distribuído desigualmente — que paguem os que têm maior riqueza e renda –, e a dobradinha juro alto-superávit. É preciso uma estratégia de desenvolvimento e de reformas que viabilize os investimentos públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário