Dilma cada vez mais forte

Cunha cada vez mais fraco

:




A estratégia do Planalto de apoiar Cunha no Conselho de Ética está sendo descrita como "ceder a chantagem" ou "tentar salvar Cunha", mas ela é mais inteligente do que isso.
Dilma e seus principais colaboradores perceberam que, à medida em que o tempo passa, Dilma fica mais forte e Cunha fica mais fraco. Isso porque, à medida em que vêm à tona novas informações da Lava Jato, o nome de Cunha aparece cada vez mais, em situações sempre incômodas, suspeitas, sujeitas a investigações e o nome de Dilma não aparece nunca.
Esta é a explicação para o aumento da sua popularidade, ainda que tímido, registrado na última pesquisa. Os brasileiros estão se dando conta de que ela é uma pessoa honesta, os outros é que não são. Os que estão próximos a ela é que não são, mas ela não se contaminou.
A conclusão óbvia é que apoiar Cunha agora não significa ceder a chantagem nem fazer acordo com o diabo, significa ter na presidência da Câmara dos Deputados em 2016 não aquele Cunha serelepe de 2015, cheio de gás, mas um Cunha raquítico, franzino, humilde, acuado pela Lava Jato, precisando de ajuda, mas cada vez mais atolado na areia movediça da qual não consegue sair.
Para que empurrar um bêbado ladeira abaixo? Basta esperar que ele dê o primeiro passo e caia sozinho. Falando mais claramente: Cunha é um "cabra marcado para morrer", com ou sem ajuda do governo.
É melhor para o Planalto ter um presidente da Câmara fraco e negociar com ele por cima do que correr o risco de derrubar Cunha e no lugar dele entrar um presidente forte e disposto a encurralar o governo.
Embora esse cenário pareça claro, o presidente do PT insiste em meter o nariz onde não é chamado e escreve notas mandando os deputados votarem contra Cunha no Conselho de Ética. Não é a primeira vez que ele atropela o governo. Não é a primeira vez que em vez de mostrar unidade com o Planalto, que é tudo de que o Planalto precisa, ele opta pela cizânia.
O Planalto queria o ajuste fiscal, queria Joaquim Levy no comando da economia, mas Rui Falcão fez barulho contra, como se não bastassem os partidos da oposição para alvejar Dilma.
Agora que o governo viu uma luz no fim do túnel, que é um Cunha inofensivo para o ano que vem ele de novo sai na contramão. Somente ele não percebe que, felizmente, ninguém do PT lhe dá ouvidos.
Menos mal para o PT e para Dilma, é claro, que o conhece desde os tempos heroicos da VPR em que ele já dava mostras de que estratégia não era o seu forte.



por Alex Sonik - 
jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016). 
Brasil 247

4 comentários:

  1. VOCE ESTA APOSTANDO NUMA MIRAGEM. nao esqueça que mais da metade da camara de deputados responde algum tipo de processo e esses para se ver livres estao co Cunha. Quando ele se vê livre da cassasçao vai voltar a perseguir o governo. Claro que sei que ele nao escapa do Supremo nao tem como mais é muito perigoso apostar e jogar o nome do partido na lama. o povo brasileiro vai logo dizer OLHA O PT VOTOU A FAVOR DE EUDARDO CUNha O PARTIDO É TAO CORRUPTO QUANTO ELE. e voces sao vao sentir o resultado nas eleiçoes.Sabemos que o vice de cunha pé outro safado mais ai cabe entrar com recurso para que ele nao assuma. Alias como o PT tem maioria na camara a Presidencia devia ficar com ele. O PT PODE SE ABSTER DE VOTAR MAIS SE VOTAR A FAVOR VAI CAVAR A SUA SEPULTURA.

    ResponderExcluir
  2. O PT PODE ATE DIZER : NAO FOMOS NÓS QUE BOTAMOS EDUARDO CUNHA NAN PRESIDEWNCIA DA CAMARA ENTAO QUEM BOTOU QUE TIRE ESSE ARGUMENTO PODE E DEVE SER USADO NO CASO DO GOVERNO QUERER QUE ELE FIQUE EM TROCA DE FAVORES DO PMDB.ACONTECE QUE CUNHA ASSIM QUE SE VÊ LIVRE BOTAR AO IMPEACHMENT NA MESA E AI O SUPREMO VAI FICAR EM SITUAÇAO DIFICIL PORQUE SE MANDAR PRENDER VAI PARECER UM ATO DE VINGANÇA OU ATE AFASTA-LO. CLARO QUE O SUPREMO TEM MOTIVO DE SOBRA PARA FAZE-LO . OS PRO CUNHA ESTAO PROTELANDO ATE CHEGAR O FINAL DE ANO QUANDO NINGUEM QUER SABER DE POLITICA TODOS ESTAO EM PAZ E EM FESTA OUTROS VIAJANDO E AI A PANELINHA DE FIM DE ANO SE REALIZA

    ResponderExcluir
  3. Nao acho justo se criticar Rui Falcao que ate prova em contrario vem sendo um otimo Presidente do Partido e ele esta defendendo a moral do partido quando pede a cabeça de Cunha e ja que voce fala em açao inteligente do governo em manter Eduardo Cunha. a rejeiçao de Rui e pedindo para que o partido vote contra cunha tamvbem é uma otima atitude para mostrar aos seus eleitores que o Pt nao acolhe nem esta do lado de Cunha. entendeu ou quer que eu desenhe?

    ResponderExcluir
  4. Cada um tem seu ponto de vista. Rui Falcão olha mais para o partido. A presidente para o governo. Mas acho que no caso em questão os dois estão afinados, Dilma também quer Cunha fora da presidência da Câmara.

    ResponderExcluir