Se você ler os relatórios do IDH vôces verão que não é de hoje que o Brasil vem subindo nestes índices de IDH. Deste a criação do Plano Real com Itamar Franco isto vem ocorrendo.
Só que agora o ritmo diminuiu.
Desonesto é não dar crédito ao que outros fizeram no passado. Densonesto é pisar em cima dos outros para se projetar. Desonesto é não dizer que este índice melhorou porque a forma de cálculo do PIB Brasileiro foi mudada, melhorando este índice, e que se não fosse este artifício o IDH não teria aumentqado. Desonesto e não aplicar em ações que beneficiem o povo.
Saneamento básico só vai chegar a todos os domicílios em 2122, se o governo não mudar de atitude.
Nào podemos e nos contentarmos com esta situação e nos acomodarmos. Se meu filho vem com a nota na média vou exigir dele melhor desempenho. Caso contrário ele se acomoda e vai ser medíocre o resto da vida. Não quero um Brqasil medíocre, por isto exijo melhor performance do governo. Com todos os recursos que temos, com a carga tributária que temos, é uma vergonha estarmos no último lugar do pelotão dos melhores.
Não podemos ficar culpando os passados. Temos é que trabalhar daqui para frente, e neste item estamos ficando em recuperação.
Laguardia, objetivamente me responda apenas uma pergunta.
ResponderExcluirO Brasil hoje está melhor ou pior que no dia 31/12/2002?
Está pior. E justifico:
ResponderExcluir1. O sistema público de educação está sucateado, não melhorou nada.
2. A Dengue que estava controlada, voltou e se tornou epidemia, nas palavras do Ministro da Saúde Temporão.
3. A carga tributária aumentou, onerando mais ainda o salário do trabalhador.
4. Os juros aumentaram, e ainda não estão no nível anterior ao governo Lula.
5. Os gastos públicos com supérfulos aumentaram muito. Supérfulos - Não precisamos de 37 ministérios, impossível do presidente controlar e administrar 37 ministros.
6. As condições da malha rodoviária pioraram considerávelmente encarecendo o transporte.
7. A malha ferroviária continua inesistente.
8. A situação dos portos para exportação é precária. Na época de exportação de grão é aquela fila de caminhões que levam dias para descarrecar, encarecendo nossos produtos.
9. O dolar e o euro altos prejudicam consideravelmente o setor de esportqação criando desemprego nas empresas exportadoras.
10. O SUS continua uma droga. Tem-se que ir para a fila de madrugada ou dormir na fila para conseguir marcar uma consulta daqui a 6 meses. Pessoas continuam internadas em macas nos corredores dos hospitais. Isto não foi causado pelo governo Lula mas vem de governos anteriores.
11. Nunca tivemos tanta corrupção no governo. Mensalões etc.
12. O caos aéreo continua. Isto não influencia só quem viaja de avião, mas as cargas aéreas também.
13. Perdemos uma oposição eficaz que era o PT e ganhamos uma oposição pífia, PSDB e DEM.
14. A situação dos presídios continua caótica.
15. A violência continua aumentado, e a população continua insegura. As favelas dos grandes centros são controladas pelo tráfico de drogas e o governo não provê o mínimo de assistência para esta população.
16. Os programs sociais são paliativos e não de inclusão social.
Acho que já falei demais. Não disse que tudo isto é culpa do governo Lula. Estou dizendo que a situação piorou porque a elite do governo só tem se preocupado com se manter no poder e manter as mordomias.
O programa Fome Zero, deveria ser um programa de inclusão social, com o bolsa Família apenas como um programa emergencial. Já lá se vão cinco anos e não saiu do Bolsa Família.
Por isto é que eu digo que estamos, na média pior do que em 2002. Estmos melhores em redução das diferenças de renda, no controle da inflação, no aumento do poder aquisitivo dos mais pobres. Mas isto tudo não começou agora e não pode ser unicamente creditado ao Lula, mas é trabalho que vem sendo desenvolvido deste o governo Itamar Franco. Tenho que ser honesto. Há melhoras sim. Mas na média, piorou.
E isto tudo sem abordar a política externa que está sendo um fracasso total. Lula queria que o Brasil estivesse no Conselho de Segurnaça do ONU como membro permanente. Apesar de todo o esforço, falhou. O Brasil tem ostilizado seus maiores clientes, União Européia e Estados Unidos, para onde vão a maior parte de nossas exportações. Em contra partida apoia a Venezuela, que tem pretenções territoriais com a Guiana e apoio Evo Morales no roubo de nossas refinarias. Evo ocupou militarmente as refinarias da Petrobrás e no dia seguinte técnicos venezuelanos substituiram os brasileiros.
ResponderExcluirchega. Falei demais