Serve para o partido empunhar a mais vistosa das bandeiras políticas - a defesa da democracia - a custo zero.
Se o presidente Lula for tomado por uma acesso de insanidade e, contra todas as evidências, embarcar nessa aventura que ele rejeita publicamente dia sim, o outro também, os tucanos terão um motivo real para fazer do que até hoje outra coisa não é senão a sua guerra particular uma legítima Batalha de Stalingrado pela santidade do princípio da alternância no poder.
Já se a norma for mantida sem percalços, eles sempre poderão dizer que, não fossem as suas denúncias a tempo e hora, ela teria sido atropelada pelo chavismo da nação petista e do seu primeiro companheiro.
Luiz Weis
Briguilino
ResponderExcluirVamos supor que a manobra pelo terceiro mandato seja real, e não uma invenção do PSDB, como o autor da nota diz. Qual será a sua posição? Você acredita que o Lula fala a verdade quando diz que não quer um terceiro mandato? E se ele mais na frente se desmentir, com se desmentiu no caso da CPMF, qual será sua posição?
E se desmentiu também quando disse que era contra a reeleição e se reelegeu. Ele diz que é contra a reeleição e a favor de um mandato de 5 anos. Por que, durante o primeiro mandato, não mandou uma proposta de emenda constitucional neste sentido?
ResponderExcluirPara finalizar, por enquanto. Em Novembro de 2002, haviaq no senado, um projeto de lei do senador Mercadante extinguindo a CPMF. Em dezembro, antes da posse de Lula, este projeto foi retirado.
ResponderExcluirPor que desta incoerência?
Primeiro que Lula só teria terceiro mandato se fosse eleito.
ResponderExcluirEu sou contra e seria contra. Não se engane Laguardia, Lula é mais sabido que os 40% contra pensam.
Briguilino
ResponderExcluirConcordo com você. Lula é mais esperto do que 100% dos brasileiros pensam que é, e tem uma fome de poder maior que 100% dos brasileiros pensam que tem.
É lógico que Lula só teria o 3º mandato se fosse eleito, mas para isto a constituição tem que permitir.
O que continuo afirmando é que Lula mente ao dizer que não quer um terceiro mandato, como mentiu quando disse que era contra a CPMF e quando disse que era contra a reeleição.
E é por isto que compete a pessoas como você que tem penetração com o público, através do seu blog, fazer o povo ver que não é bom para a democracia no Brasil reeleger Lula para um terceiro mandato. Países como a França, depois de De Goule e os Estados Unidos depois de Roosevelt acabaram com eleições sucessivas. Mesmo na Iglaterra, onde o regime é parlamentarista, e o partido trabalhista tenha de novo ganho as eleições, o primeiro ministro abriu mâo para outro do seu partido assumir o lugar. A alternância de poder é saudável para a democracia.
ResponderExcluir