Qual a Diferença entre Indício e Prova?

Indício é um sinal um vestígio, assim diz o discionário Aurélio. Então, por exemplo, se eu ganho um salário mensal de R$ 1.500,00 e compro uma Land Rover de R$ 150.000,00 a vista. Há indícios de que esta compra não é compatível com a minha renda. Ou se com este mesmo salário tenho uma despesa mensal de R$ 8.000,00 com cartão de crédito e vivo numa mansão que me custou a vista R$ 1.000.000,00 e coloca a minha Land Rover nova na garagem, há indícios de que o meu padrão de vida não é comatível com a minha renda. Isto é que é indício.

Prova segundo o mesmo Aurélio é aquilo que atesta a veracidade ou autenticidade de algo. Portanto se algum diz que me viu assaltando um banco, isto é uma prova e não um indício. Se alguem diz que eu, como comprador da minha empresa, me pagou suborno para fraldar uma concorrência, isto é prova testemunhal. Se ao verificar o meu extrato bancário houver depósitos não justificados de altas quantias, isto é prova documental. Se eu sou preso vendendo drogas, isto também é prova, ou se uma testemunha diz que comprou drogas de mim, isto também é prova.

Portanto, com base nestas definições, Jefferson Perez apresentou provas e não indícios contra o Renan Calheiros. Testemunhas atestam que ele é dono das rádios etc. Testemunhas atestam que ele deu dinheiro para a compra e colocou testas de ferro no lugar dele. Há documentos assinados por ele de que é dono das rádios. Portanto não é coisa de ouvir dizer. E fato provado, e portanto ele deve ser julgado e condenado. Agora se outros também agem desta forma, isto não é justificativa.

O principal é não cair nesta de mudar o significado das palavras.

3 comentários:

  1. Laguardia, tambem depusseram pessoas que confirmaram as palavras do senador Renan Calheiros, sendo assim não será necessário uma prova documental para ser valida? Ou por que acreditar em quem diz sim enão acreditar em quem diz não?
    A prova é obrigação de quem acusa (quer dizer, penso assim)certo?

    ResponderExcluir
  2. Geraldo Carioca

    Há correspondência trocada com Renan Calheiros sobre o assonto que passa a ser a prova documental, além de outras provas que foram apresentadas. Mas como disse Renan deveria já ter cido cassado pelo crime anterior, de apresentar documentação falsa e usar notas frias para a venda de gado. Neste primeiro processo sim há farta quantidade de provas documentais. Livraram-lhe a cara primeiro pela amneaças que fez na seção secreta de dedar os outros senadores que tem o rabo preso e em segundo lugar para apoiar a CPMF como quer o governo.

    ResponderExcluir
  3. "Fraldar', puta merda.

    ResponderExcluir