Cerca de 20 milhões de brasileiros com mais de 16 anos migraram para a classe C nos últimos cinco anos, revela pesquisa Datafolha.
Entre janeiro de 2003 e junho de 2006, seis milhões de pessoas, a maioria oriunda da classe D/E, fizeram a transição. Já nos últimos 17 meses, entre julho de 2006 e novembro passado, aproximadamente 14 milhões de brasileiros passaram à classe C.
A aceleração na transição durante o período coincide com a recuperação mais acentuada da economia. Além disso, este aumento na migração de classes sugere que os programas sociais e previdenciários têm elevado o padrão de vida das faixas mais pobres da sociedade.
Nos últimos cinco anos, a classe D/E encolheu de 46% do total da população para 26%. Já a C cresceu de 32% para 49%, reunindo hoje quase a metade dos eleitores do país --125 milhões de pessoas com mais de 16 anos. A classe A/B manteve-se praticamente estável, tendo oscilado de 20% para 23% do total da população.
A pesquisa ainda aponta que a migração da classe D/E para a C foi mais acentuada no interior do que nas áreas metropolitanas, com maior impacto nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.
É por estas e outras mais que Tucanos/Demos e Cia estão desesperados, só estão enxergando o Planalto... de binóculos.
A popularidade dos governadores tucanos José Serra e Aécio Cunha é que é o desespero do PT.
ResponderExcluirPor isto esta vontade toda de tentar, eu disse tentar, convencer o povo que o governo Lula está sendo melhor do que o governo FHC.
O povo sobe de classe social graças ao Plano Real instituído por Itamar Franco e que o Lula deu continuidade com o tucano Henrique Meireles na presidência do Banco Central.
Não faz mal reconhecer o sucesso dos outros.
Um pouco de humildade não faz mal a ninguém. O Lula borra de medo de FHC por isto vive comparndo-se com ele.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirQuem ri por último ri melhor.
ResponderExcluirMas você é um rapaz inteligente, ainda vai ver a floresta. Tenho fé.
Em 31/12/07
ResponderExcluirCaríssimo Briguilino:
Desejo apenas uma explicação para uma subida tão "acelerada e duradoura" de 20 milhões de brasileiros das classes sem titulos, dos miseráveis (Nem Victor Hugo teria tanta imaginação!)para patamares mais "elevados|" na escala social. O IDH propalado é faccioso, meu amigo. Não acredite em bruxas, isto só pega bem quando somos crianças inocentes. Agora, a pergunta: Os bombeiros cederam alguma escada "magirus" para essa falada subida? Ando por ai, pelo Brasil, e não vejo nada disso! Só escuto reclamações. Explique-me por favor. Grato por usar o seu espaço tão democrático.
Caro anonimo, na postagem ficou bem claro quais as fontes que confirmam estes dados.
ResponderExcluirQuanto a você não ver nada disso, provavelmente é porque está viajando no Brasil que dos tucanos, demos e cia.
Obrigado pela visita.
Feliz 2008