Boi distraído

De Rogério Gentile na Folha hoje

"Deve-se a uma medida eleitoreira, aprovada por Lula durante a campanha presidencial de 2006, boa parte da responsabilidade pelo atual recrudescimento das mortes nas estradas.
O índice de mortes em acidentes nas estradas federais estava em queda contínua. Foram 18,41 casos fatais em 2002 para cada 100 mil veículos; 15,77 no ano seguinte; 15,59 em 2004; 15,19 em 2005 e 13,59 em 2006.

Agora voltou a subir: 13,89 em 2007.

O absurdo da decisão fica ainda mais evidenciado quando se leva em conta que a maior parte das mortes, de acordo com a própria Polícia Rodoviária Federal, ocorre em trechos com bom estado de conservação (80,75%), em retas (71,4%), na luz do dia (53,6%) e com tempo seco (63%)".

Então tá: o absurdo aumento do índice de mortes de 13,59 no ano retrasado para 13,89 no ano passado (ou, posto de outra forma, morreram 0,30 pessoas a mais por cada 100.000 veículos) é culpa do Lula. Bem feito, quem mandou consertar e conservar as estradas federais?

Bom mesmo era em 2002, no governo FHC, quando as estradas estavam em piores condições que hoje e morreram 18,41 pessoas por 100.000 veículos (ou 4,52 pessoas - UM TERÇO - a mais que em 2007).

Comentário:

A estrada Caconde-São Sebastião da Grama registrou apenas um acidente no ano passado: atropelaram um boi que pastava distraído.
Luis Nassif

Um comentário:

  1. Para mim uma morte já é muito.

    Cheguei ao local de um acidente entre um ônibus e um caminhão, com 15 mortes, alguns minutos depois de ocorrido. É a pior coisa que pode acontecer. Não desejo isto para ninguém.

    O ônibus bateu em um buraco no meio de uma ponte (ótima conservação de estrada como diz o artigo), o motorista perdeu o controle e bateu de frente com um caminhão que vinha no sentido contrário. Resultado 15 mortos, na maioria crianças que iam para um concurso de bandas.

    Numa outra viagem, na BR 262 no Triângulo Mineiro, perdi três pneus num percurso de 200 km (ótimas condições de coservação, conforme o articulista)

    Este pessoal deveria tirar o traseiro da cadeira e viajar mais de carro em vez de avião antes de falar bobagem.

    É verdade que existe muita imprudência. Também com tantas carteiras de motoristas compradas e pessoal que não sabe conduzir nas estradas.

    Outra coisa que o nobre articulista não levou em consideração é que temos estradas construídas para fuscas, para uma velocidade de 80km por hora no máximo, e temos carros muito mais potentes trafegando.

    A maioria dos acidentes por imprudência ocorrem nas estradas públicas, com pista simples, mas mal traçadas, com curvas inadequadas. Só não tem burado, mas não são próprias para os veículos de hoje.

    Não é culpa do governo Lula, isto vem de há muito tempo. Só que Lula continua como os anteriores sem fazer nada apesar do alto IPVA que pagamos.

    Segurança nas estradas não é só tapar buracos. Isto é o mínimo.

    ResponderExcluir