Miséria - % da População - Brasil

Chico Hugo disse hoje que as minhas posições anti-Lula vem do fígado e não do coração ou da mente, e que gosta de argumentações bem calçadas. Eu também. Mas talvez eu tenha exagerado. Portanto vamos argumentar com base.

O que mais me incomoda do lulismo é a atitude do " nunca na história deste país" ou pela primeira vez nestes 500 anos, como se o Brasil só passasse a existir pós Lula.

Pesquisando trabalhos publicados pela Fundação Getúlio Vargas sobre a situação de miséria no Brasil, publico abaixo estatísticas sobre a redução da miséria no Brasil de 1993 até hoje.

Como se pode ver, o governo Lula tem o mérito de ter reduzido significativamente o percentual de famílias brasileira que vivem abaixo da linha de miséria. No entanto este esforço vem de longa data e não é mérito só dele. E é isto que eu gostaria que os lulista admitissem.

Como se pode ver, em 1993 35,16% da população brasileira vivia na miséria

1993

35,16

1994

35,31

1995

32,05

1996

28,79

1997

28,99

1998

28,5

1999

27,18

2000

28,38

2001

27,63

2002

26,72

2003

28,17

2004

25,38

2005

22,77

2006

19,31


 

No ano seguinte ao Plano Real, este índice caiu para 28,79%, isto é o número de brasileiros abaixo da linha de miséria caiu 7 pontos. No fim do governo FHC este índice já era de 26,72%. O que foi ruim é que no período FHC este índice se estabilizou, quando deveria ter caído a um ritmo bem mais acentuado.

Lula conseguiu acelerar esta queda, passando de 28,17% em 2003 para 19,31% em 2006 (não tenho ainda os dados de 2007). Realmente é mérito e um grande feito do governo Lula. Mas como quero demonstrar, a luta contra a miséria não começou com Lula e os lulistas deveriam ter a humildade de admitir isto.

Isto foi conseguido com os programas sociais e o bolsa família. No entanto, como estava previsto no Projeto Fome Zero, o bolsa família seria um programa emergencial e logo deveria ser substituído por um amplo programa de Inclusão Social, que traga uma redução permanente da miséria com dignidade.

Estes dados foram obtidos no site da FGV de um trabalho intitulado Miséria, Desigualdade e Política de Renda – O Real de Lula, de 19 de setembro de 2007, coordenado por Marcelo Cortes Neri.

Acho que todos deveriam ler este trabalho. Quando não se lê e não se procura informações, o risco é ficarmos só nas superficialidades e interpretarmos erroneamente os fatos.

7 comentários:

  1. Laguardia, qualquer pessoa com um minimo de conciência sabe que Lula não fez isto sozinho não. Agora além de governar bem ele tem de ser otimo em convecimento senão o PIG teria acabado com ele no primeiro mandato. Você sabe bem disso.

    ResponderExcluir
  2. Briguilino

    Você prova com seu comentário o que eu disse sobre José Alencar. Esta história de que os juros são mantidos altos pelo Lula porque ele está sendo chantageado pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista, golpe contra a corrupção, os desmandos do governo etc), é pura balela. É mentira. A verdade é que os juros estão altos porque o Lula tem um acordo escrito e público de manter a política econômica anterior.

    O problema é que não temos uma oposição atuante, é muito mais fisiológica do que de oposição. A troco de cargos são coniventes com a situação de desonestidade. E você sabe disto.

    ResponderExcluir
  3. Laguardia, oposição e critica contra os juros (roubo) da selic, vem de quem apoia o governo. Zé Dirceu, Zé Alencar, Ciro Gomes, Dilma e mais alguns.
    Para oposição eles ainda tão achando é pouco, sabe por que? São eles os beneficiados.

    ResponderExcluir
  4. Aproveite e faça uma pesquisa sobre o mensalão? Verá que o mesmo também não é exclusividade do governo.O Marcos Valério ganhou as primeiras licitações no governo de Itamar Franco. A pergunta é como uma empresa ainda desconhecida, ganhou três licitações de uma só vez, no Banco do Brasil? Quem descobrir como? Terá descoberto a inicio do mensalão.

    ResponderExcluir
  5. Briguilino

    Não te entendo. Dilma, José Dirceu, José Alencar, são governo. Eles é que tem o poder de cortar os juros. O que você está dizendo é que eles não cortam porque a oposição é a favor do corte, então eles têm que ser contra?

    Quem dita a economia do país é o presidente da república, ele é quem é responsável, e não deve ser um banana, tem que ser homem com H.

    Agora o governo fica inerte, não faz nada e a culpa é da oposição, do PIG e de não sei quem mais?

    Lula tem que assumir que é o presidente da república e responsável. Ele não é mais o lider da oposição.

    É por isto que sou radical. Ninguem assume nada, tudo é culpa dos outros.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Realmente a corrupção vem de longe, até do governo JK. Mas isto não significa que vamos ser coniventes com ela. É hora de dar um basta doa a quem doer. Não é porque Itamar, FHC, Collor, Sarney foram corruptos que vou aceitar a corrupção no governo Lula.

    É hora de dar um basta e a hora é já.

    ResponderExcluir
  7. eu acho q langurdia tem que parar de fala merda porque ela nao foi feliz no comentario dela

    ResponderExcluir