Memória Curta e Seletiva

Enquanto Briguilino procura video sobre ACM Neto, eu postei no dia 1º de Maio dois videos de Lula há alguns anos atrás.

Vamos comparar o que Lula disse naquela ocasião e como age hoje.

1. Lula de Ontem - Para acabar com a inflação o Brasil deve suspender o pagamento da dívida externa.

Lula de Hoje - Dívida externa paga. Acordo com o FMI cumprido.

2. Lula de Ontem - Para acabar com a inflação - Fim da expeculação financeira através da baixa de juros.

Lula de hoje - Os juros mais altos do mundo. Os bancos com lucratividade nunca antes vista na história deste país.

3. Lula de Ontem - Implantar uma política a~grícola e de reforma agrária.

Lula de hoje - Conflitos no campo recrudeceram. Não existe política agrícola. Nada foi feito depois de seis anos de governo em relação a reforma agrária.

4. Lula de Ontem - No governo do PT os aposentados viveriam como vivem os aposentados na Europa, com dignidade.

Lula de hoje - promete vetar a lei proposta pelo senador Paim que recupera os salários dos aposentados e pensionistas ao mesmo nível do salário mínimo. A situação do aposentado está pior agora do que há seis anos atrás.

5. Lula de Ontem - O ensino público era, para Lula, o principal problema do país. Para entrar nna Universidade o filho do pobre não tinha como competir com o filho do rico. A solução seria a construção de mais escolas, melhorar o salário dos professores e professoras. Establecer um curriculo escolar que garantisse ao filho do faxineiro da USP concorrer para a mesma vaga que o filho de um rico da USP. Este era o plano educacional do PT.

O Lula de hoje - O problema continua o mesmo senão pior. Os exames do Enen tem demonstrado que a diferença entre a qualidade de ensino público para o privado só tem aumentado. O salário dos professores e professoras continua nos mesmos níveis ridículos de antes e escolas não têm sido construídas. Para minorar a situação, criou-se nas univeridades federais um sistema de cotas para os alunos que estudaram em escolas públicas. Desta forma os pobres concorrem entre si para vagas e os ricos entre si. Não tem nada do que foi prometido pelo Lula de ontem.

6. O Lula de Ontem - Recuperar o poder aquisitivo tirando dos ricos e distribuindo para os pobres. Os banqueiros e os ricos teriam de se contentar em ganhar menos.

O Lula de hoje - Nunca os banqueiros ganharam tanto quanto agora. Os ricos continuam cada vez mais ricos e comparativamente os pobres cada vez mais pobres. A diferença é que os políticos do PT se tornaram mais ricos, graças a roubalheira e a corrupção.

E aí? O Lula de ontem não é o mesmo de hoje. O Lula de ontem prometia mudanças, o Lula de hoje representa o continuismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário