Do baú

Eça de Queiroz - em 1871 há mais de 137 anos:

"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Não há princípio que não seja desmentido nem instituição que não seja escarnecida. Já não se crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecialidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas idéias aumenta a cada dia. A ruína econômica cresce. A agiotagem explora o juro. A ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro. O número das escolas é dramático. A intriga política alastra-se por sobre a sonolência enfastiada do País. Não é uma existência; é uma expiação. Diz-se por toda a parte: O País está perdido!".

Postado por Briguilino

Será que não conseguimos evoluir nada em 137 anos?

Tudo que está acima se aplica ao Brasil de hoje.

Quando do impechment de Collor pensávamos que o pais ia mudar. Finalmente haveríamos de buscar governantes mais honestos e capazes que se preocupassem com o bem estar do povo que os elegeu. Teríamos políticos éticos. Caso eles se afastassem dos princípios de moral e honestidade seriam afastados do poder como Collor foi.

Agora veio o governo Lula com sua Máfia que se apoderou do poder em Brasília. A corrupção em comparação com o governo Collor aumentou barbaramente. Os criminosos continuam impunes. Começamos a achar que foi cometida uma injustiça com Collor de Mello.

Quando é que vamos criar uma consciência de ética e honestidade?

Quando é que vamos começar a ver que os desmandos do governo FHC não justificam os desmandos do governo da máfia lulipetista?

2 comentários:

  1. "Evoluir"?... Mas Laguardia, a corrupção no Brasil nasceu no dia 01/01/2003 isso não é "evolução"? Ou desde que o mundo é mundo existe corrupção?

    ResponderExcluir
  2. Desde que o mundo é mundo existe corrupção, mas isto não quer dizer que devemos aceita-la.

    Desde que o mundo é mundo existem assassinatos, mas isto não torna certo o assassinato nem que devemos aceitar como certo.

    Desde que o mundo é mundo existe escravidão, nem por isto devemos aceita-la, e temos evoluido muito no combate a escravidão.

    Desde que o mundo é mundo existe discriminação racial, religiosa, etc. Mas nem por isto devem os deixar de combatê-la.

    Desde que o mundo é mundo existe discriminação sexula. Já evoluimos muito pela igualdade dos sexos. Isto não quer dizer que devemos parar de lutar por maior igualdade.

    Desde que o mundo é mundo existe exploração infantil. Já evoluimos muito. Hoje crianças de 10 anos de idade não trabalham mais 16 horas em minas subetrrâneas de carvão, mas ainda existe exploração infantil. Isto não quer dizer que devemos parar de lutar contra ela.

    ResponderExcluir