Brasil - Terceira reserva mundial de petróleo

Lula soltou a informação em um encontro recente, mas passou despercebido.

A Petrobrás está esperando apenas os últimos estudos para confirmar: o poço gigante do pré-sal sobe a costa brasileira e vai até o nordeste.

As reservas estimadas são maiores do que as da Arábia Saudita. Colocarão o Brasil na terceira posição das maiores reservas do mundo.

A produção começará em cinco anos, mas o auge da exploração será em 25 anos.

Lula soltou essa informação – do Brasil se tornar o terceiro produtor do mundo – em um evento cheio.

Mas passou em branco.

Provavelmente se achou que era mera figura de retórica.
por Luis Nassif
Este é o motivo porque os Yanques ressuscitaram a IV Frota.
Eles não podem sentir o cheiro de petróleo, vão logo querendo saquear.
Mas, aqui no Brasil o buraco é mais embaixo...desde que os tucademos não estejam no poder, é claro.

7 comentários:

  1. O único problema é que em 25 anos talvez o petóleo não seja mais a principal fonte de energia no planeta.

    Barak Obama está prometendo um programa que tornará os Estados Unidos independentes da importação de petróleo dentro de cinco anos.

    Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  2. Olha só!
    Como tem gente que torce para as coisas não dêem certo neste país!!
    São aqueles que quanto pior, melhor.
    Não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo

    Há alguns anos atrás a industria de velas era uma industria forte. Muitas empresas de vela faliram quando a eletricidade foi descoberta. Elas se esqueceram que o negócio delas era iluminação e não fabricação de velas. Estas empresas sofriam de miopia empresarial.

    Todo o mundo sabe que o petróleo é um recurso esgotável e que o preço do barril de petróleo a US$ 140.00 é insustentável. (O proprio Lula disse isto ha algunsdias).

    Rios de dinheiro estão sendo gastos em buscas alternativas de combustível. O Brasil inclusive já está na frente com o bio diesel e o etanol de cana de açucar.

    Portanto, todo o mundo sabe que o futuro não está no petróleo, está nas energias alternativas.

    Caso se encontre em médio prazo um substituto para o petróleo que seja economicamente mais viável, o preço do barril despenca e invetimentos altos em extração de petróleo a grandes profundidade3s se torna inviável.

    Isto não é o quanto pior melhor. Pelo contrário, é ser inteligente e realista e investir n futuro e não nas fábricas de velas ou de carruagens para ser desbancado pela energia elétrica e pelo automóvel.

    Anônimo. Use a cabeça para pensar e não para separar as orelhas e usar boné do PT.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo em número, gênero e grau. Sei que o petróleo é um recurso esgotável. Mas ele está aí, bem embaixo do nosso nariz. Temos SIM que investir no petróleo também, sem deixar, é claro, de buscar energias alternativas. E isso o governo sabe muito bem e o vem fazendo. Agora, isso, evidentemente, levará alguns anos e enquanto isso devemos investir também no petróleo e não ser pessimistas e fazer descaso do investimento que está sendo feito. Vcs. da oposição não querem dar o braço à torcer e desdenhão tudo de bom que esse governo faz ou tenta fazer. Este é o problema. Tudo tem que está errado e que no governo anterior tudo era melhor. Imagine, a oposição queria até vender a Petobrás.

    ResponderExcluir
  5. Como disse Renato Russo "se você parar para pensar, a verdade é que o futuro não há". Então HOJE o objeto de cobiça mundial é o petróleo. No futuro quando o mundo estiver usando outra fonte de energia (hidrogênio por exemplo)é outra historia.
    Por enquanto (durante muito tempo ainda)Laguardia o mundo vai ter que conviver com o ouro negro e sua industria.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo vamos por partes novamente.

    1. Na minha opinião este governo está tocando bem a política econômica, principalmente porque está seguindo a política implantada por Itamar Franco.

    2, É inegável que melhorou a distribuição de renda, apesar de que estamos só arranhando a superfície do que precisa ser feito.

    3. Condeno este governo no que se refere a corrupção desenfreada e o abandono ou melhor sucateamento que está patrocinando da saúde pública e da educação.

    4. Este sucateamento não começou neste governo, mas continuou por isto o governo tem que ser responsabilizado.

    5. Briguilino, como eu disse, os fabricantes de velas e de carruagens pensavam só no HOJE, por isto quebraram. Renato Russo pensou só no hoje e se esqueceu das consequencias de seus atos e por isto não está mais entre nós HOJE.

    ResponderExcluir
  7. De novo, velho é fogo, já ia me esquecendo.

    Eu sou a favor da venda da Petrobrás e de todas as estatais.

    Não é função do governo administrar empresas. O governo tem é que cuidar da saúde public, da educação, da seguridade social, etc. Coisa que não tem feito.

    ResponderExcluir