"Desde o Plano Real (julho de 1994 até 2005), em média, os produtos agrícolas caíram 40% no índice de custo de vida e mantiveram a queda. O barateamento da comida beneficiou as classes C, D e E, representando para a agricultura uma transferência de renda, sob a forma de receita não realizada, de quase R$ 1 trilhão — dinheiro apropriado diretamente pelos setores empobrecidos da população e transformado em aumento de poder aquisitivo de bens e serviços.
Nenhum programa social do governo em doze anos, nem mesmo o Bolsa Família, foi tão poderoso para a melhora das condições de vida dos pobres como a oferta farta de comida barata.
A combinação de incentivos gerais para o aumento de produção com desenvolvimento de tecnologia aplicada e alta dose de concorrência fez mais pelo bem estar da sociedade que todo o dirigismo concebido pela burocracia governamental.
De 1990 a 2005, a produtividade agrícola cresceu 2,6% ao ano em média, e a pecuária, 4%. Resultado: a produção de alimentos deu um salto de 68%, contra 27% de aumento da população, significando que a disponibilidade per capita de comida cresceu 32%." Clique aqui e leia mais sobre a melhora nos índices de pobreza no excelente blog "República de Itapeva", de Sebastiao Loureiro
Mais uma vez, o Brasil vem melhorando há muitos anos, não é de agora. Seria mais honesto que os lulopetistas parassem de fazer festa com o chapéu dos outros e começassem a combater a corrupção com vigor.
Qual foi o governo que mais investiu no financiamento da agricultura brasileira?
ResponderExcluirAliás, quem vive fazendo festa com os chapéu dos outros é FHC e sua CORJA.
ResponderExcluirNão importa quem investiu mais ou menos. Estes números de investimento têm que ser deflacionados para se chegar a um valor real.
ResponderExcluirO que importa é que o Brasil não começou com Lula e que as melhoras vêm ocorrendo através dos tempos, principalmente a partir de 1994.
Quando os lulopetistas dizem que esta melhoria é obra única e3 exclusiva de Lula e do PT estão fazendo festa com o chapéu dos outros.
Não podemos nos esquecer que Lula e o PT foram radicalmente contra o Plano Real em 1994.
O próprio Lula admitiu seu erro em opor a este plano em 1994 quando disse ser uma metamorfose ambulante e quando afirmou que uma coisa era quando ele era oposição e outra agora. É um irresponsável que não pensa no povo e sim em manter o poder.
Esse cara deve ser doente!
ResponderExcluirNao consegue de forma alguma ver a deferenca que o povo esta sentindo. Nao quer admitir de forma alguma que o governo atual eh o diferencial.
Deve ser duro ser invejoso!!
Anônimo de novo sendo preconceituoso e irresponsável em suas afirmações.
ResponderExcluirSempre reconheci e reconheço o mérito de Lula de não ter mudado a política econômica iniciada com Itamar Franco em 1994.
É lógico que o povo está sentindo uma diferença que vem ocorrendo deste 1994, e este é o que está escrito no post, ou será que o anônimo não sabe ler?
Também é lógico que este govern o é diferente dos anteriores.
Primeiro porque passou de adversário do Plano Real para aliado.
E segundo porque é o governo mais corrupto que o Brasil jamais teve.
Eis as duas grandes diferenças.