Os grandes culpados da crise econômica atual são os governos, gigantescos, que teimam emn intervir no mercado ao seu bel prazer em vez de cumprir seu papel fiscalizador.
A lei da oferta e da procura é uma lei econômica imutável. A cotação do dolar sobe quando há muita procura por esta moeda e cai quando há muita oferta.
Da mesma forma o mercado de capitais. O valor das ações aumentam quando há muita procura por elas e caem quando há muita venda destas ações.
Um exemplo prático. Ações da Petrobrás, aumentam sempre que se anuncia a descoberta de um mega poço de petróleo, pois os donos das ações acreditam que com esta descoberta a Petrobrás vai ter mais lucro e eles receberão mais dividendos. O preço vai cair quando se espera que o consumo de petróleo vai cair devido a maior utilização dos chamados combustíveis limpos ou uma recessão que fará com que menos petróleo seja consumido, então a Petrobrás vai ter menos lucro e os dividendos dos acionistas será menor. Neste caso é melhor vender ações da Petrobrás e com este dinheiro comprar por exemplo ações de uma fabricante de etanol.
Portanto, o mercado se ajusta sim por si só. Mais devido a ganância os governos procuram socializar os prejuizos e privatizar os lucros oferecendo proteção aos investidores que geriram mal seus recursos.
Em vez de gastar estes trilhões todos em socorro aos bancos, os governos deveriam utiliza-los para programas sociais de apoio aos cidadãos que ficarão desempregados devido a irresponsabilidade dos banqueiros e especuladores.
Com dinheiro na mão, os cidadãos começaram a utiliza-lo na compra de bens e serviços, reativando a economia. Assim, os gananciosos irresponsáveis é que serão penalizados com seus prejuízos.
O estado grande e intervencionista nunca deu certo na história da humanidade. Exemplos são muitos.
E vamos continuar dando murro em ponta de faca nesta defesa irracional e irresponsável do estado grande e intevencionista.
E eu de besta acreditava que o States, A Inglaterra e demais países do 1º mundo praticavam a lei do livre mercado, do Estado minino...quanta mentiras forem inventadas contra a Dama de Ferro, quantas calunias. Ela deveria pedir uma indenização por danos morais.
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluirVocê precisa ler mais. Lei de livre mercado é uma coisa, neo liberalismo é outra coisa. Onde há protecionismo, como nos Estados Unidos e na Inglaterra não existe na realidade um mercado livre. Como o mercado pode ser livre se há protecionismo? Me explica.
O Estado Americano é grande. Esta é a maior diferença entre Republicanos e Democratas. Os republicanos querem diminuir mais o tamanho do estadop. Já os democratas querem aumentart mais e exercer maior protecionismo.
Para piorar, nos Estados Unidos além do governo federal, os governos estaduais são mais independentes do que aqui no Brasil e também exercem certos protecionismos.
Na Inglaterra a diferença entre o Partido Consevador e o Partido Trabalhista é semelhante as diferenças nos Estados Unidos.
Como já falei antes, Milton Friedman criticava muito o gov erno americano por ser grande e proteciuonista. Procure ler pelo menos um livro dele, A Liberdade de Escolha, se não me engano é este o nome do livro em português.
Talvez, se instruindo mais você vai deixar de se sentir um idiota ao dar palpites errados,
A Dama de Ferro sabe que ela não governava um país que adotava o neo liberalismo.
Você sim, pode processar as escolas por onde estudou por não ter te dado uma educação decente.