A mentira como ela é

Míriam a Leitoa 

A atual crise já começa a criar fatos curiosos. A dona de um restaurante em Cabo Frio, na Região dos Lagos, local de belas praias no Rio de Janeiro, me contou ontem um fato curioso. A saca de limão, que antes da crise custava R$ 26, passou para mais de R$ 90. O motivo? A crise, segundo o fornecedor.

Como o restaurante é de frutos do mar, e o consumo de limão é grande para o tempero e também para bebidas, ela comprou a saca de limão.

Já no sul do país, um representante de uma concessionária de estrada disse para a Míriam que, nos últimos 30 dias, o movimento de veículos na rodovia que ele administra caiu 12%, o que não é normal no período. Ou seja, por causa da crise, as pessoas estão economizando em tudo o que podem, inclusive deixando de sair de casa.

E vocês? Já perceberam alguma mudança de rotina nestes últimas dias ou sabem de algum fato curioso motivado pela crise?

Taqui hum

3 comentários:

  1. Se eu acreditasse que o mundo vai acabar, estaria agora lendo as profecias de Nostradamus. As mulheres passam por crises periódicas porque têm “regras”; o capitalismo, porque não as tem. Você mesmo disse, outro dia, que já passamos por outras crises e estamos vivos. Em 1971 um conhecido meu enlouqueceu por ter perdido muito dinheiro na bolsa. O jornal da Globo disse ontem que a Bovespa teve a sua maior perda histórica. Pudera, em 1971 nosso mercado de ações era incipiente. Depois que cresceu, a queda só poderia ser maior. Se eu tivesse dinheiro para investir, aproveitaria o momento para comprar ações de bancos e empresas de telefonia celular, mineradoras, cosméticos, bebidas e cigarro. Mark Twain já dizia: em tempos de crise, abra um bar. Tenho certeza de que os vícios não sucumbirão com a crise, nem a vaidade feminina, nem o hábito de andar com o tijolinho na orelha, mesmo dirigindo. La nave va!

    ResponderExcluir
  2. O mundo atravessa uma crise muito séria isto é verdade. Da mesma forma que muitos estão aproveitando a crise pra novamente ganhar rios de dinheiro, agora diretamente do cofre do tesouro. Além disso aqui no Brasil a oposição tenta se aproveitar do momento para desgastar o governo. Acho que não conseguirão, o governo já provou que é competente.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio,
    Muito bom o comentário.Ponderado,justo,abrangente e imparcial.Seria ótimo que todos os leitores o lêssem e o analisasem com toda calma.Pena que muitos só queiram emitir opiniões radicais e cheias de raiva.O Brasil não está imune e muito menos invulnerável à crise financeira internacional.Mas é mais do que óbvio que está mais preparado e mais decidido a enfrentar a crise do que em outras ocasiões.Primediro porque o Governo Lula soube compreender a situação desde o início e não foi de “bravatas”,”aventuras pueris” e nem de “pacotes miraculosos” optando pelo “feijão com arroz” e pela realização dos “deveres de casa”.Muitos criticaram esta posição,mas hoje temos que reconhecer que foi esta atitude de coragem,de maturidade e de bom-senso do Presidente Lula e de sua equeipe econômica(Paloci,Mantega e Meirelles) que nos permite hoje,como nação, a ter condições de discutir de igual para igual com as potèncias do primeiro mundo.Seria injusto deixar de mencionar que os Presidentes Itamar e Fernando Henrique deram início a este esforço com a implantação do Plano Real tão bem conduzido pelo Ministro Pedro Malan.

    ResponderExcluir