Neo Liberalismo Econômico

Fico surpreso de ver quantas pessoas ficam por aí criticando o neo liberalismo sem saber do que estão falando. Só repetindo, como papagaios palavras de ordem dos falidos socialistas (ainda existe isto? Só na miserável Cuba e Coréia do Norte:)

Esta crise econômica mais uma vez prova que o neoliberalismo tem razão. Governos grandes se tornam verdadeiros paquidermes lentos e não fazem o que devem fazer, acarretando crises como a atual.

A função do governo é de cuidfar da súde, educação e seguridade social, além de ser o fiscal do sistema financeiro e industrial.

Por falta de fiscalização e por falta de ação dos governos o sistema financeiro, por ganancia e burrice, fez empréstimos duvidosos. Isto é emprestou dinheiro para quem não tinha condições de pagar com os juros exorbitantes.

O governo não coibiu esta prática, e quando veio a quebradeira os governos lançaram mão dos recursos provenientes de impostos para a saúde e educação e seguridade social para socorrer banqueiros que deveriam ter quebrado e ido para a cadeia. Aliás isto deveria ter acontecido antes se o governo tivesse cumprido seu papel fiscalizador.

Tomemos por exemplo aqui no Brasil. Financiamento de carro em 60 meses (cinco anos). Um juro muiiiiiiito alto. O comprador vai pagar dois ou três carros por um. O que vai acontecer se no meio do caminho alguma coisa acontece e não der mais para pagar as prestações? O valor do carro não cobre o empréstimo feito. E dinheiro de quem foi usado? Do depositante do banco. O banco não vai ter dinheiro para honrar o depósito. O banco quebra e lá vai o dinheiro do contribuinte para socorrer o banco.

Neo liberalismo é sinônimo de responsabilidade. Se você ganha com empréstimos, também perde quando os mesmos não são pagos.

O governo tem que fiscalizar, intervir e fechar bancos mal administrados.

Agora quando o governo é dono de bancos e os partidos usam os cargos e os empréstimos com fins políticos para se perpetuarem no poder então é lógico que vai dar zebra.

O princípio é simples e transparente. O governo fiscaliza e intervem ao menor sinal de má administração.

Mas para isto é necessário que tenhamos governantes honestos e éticos, figuras difíceis nos últimos dez anos.

7 comentários:

  1. Vocês neo-liberais são uma farsa. Na realidade desejam sempre privatizar os lucros e socializar os prejuízos.Ainda bem que a futura presidente do Brasil (Dilma Rousseff) mandou o recado para o mercado ¨o governo não pretende socializar os prejuízos¨. Veio da Inglaterra - arauto do liberalismo - a formula para socorrer os hipocritas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    Acho que você tem problema de leitura. Não entende o que lê.

    Então vamos lá no simples usando o jargão do PT.

    Quando falo que o neo liberalismo significa que o dinheiro do contribuinte não pode ser usado para cobrir prejuízos dos bancos estou dizendo:

    Devemos socializar os lucros (através dos impostos pagos que devem ser utilizados pelo governo para educação, saúde, seguridade social e fiscalização da economia) e privatizar os prejuízos (banco que teve prejuízo que quebre e não seja socorrido pelo dinheiro do contribuinte).

    Quem disse que a Inglaterra, governada pelo partido trabalhista é o arauto do liberalismo? Não é, e nem os Estados Unidos o são.

    Todos os dois governos sempre foram muito criticados pelo economista Milton Friedman, considerado o pai do neo liberalismo e prêmio nobel em economia.

    Se informe melhor antes de dar palpite errado. Use a cabeça para pensar e não parta separar as orelhas e usar boné do PT.

    ResponderExcluir
  3. "Governantes honestos e éticos, são figuras difíceis nos últmos DEZ anos."
    Como podemos observar, Laguardia acha que o governo do Fernando Collor foi honesto e ético.

    ResponderExcluir
  4. O governo de Fernando Collor não foi nem honesto nem ético. Mas o governo Lula está sendo muito pior.

    Vou refrasear. Nos últimos 50 anos (que é o periodo que me lembro, portanto não posso julgar tempo anterior a minha memória).

    ResponderExcluir
  5. E agora os neoneoliberais afirmam que imposto é lucro. KKKKKKKKKK
    Não tem argumentos? Eu vendo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Você precisa urgente de umas aulas de português, principalmente de interpretação de texto.

    Quem tem lucro são as empresas. Os impostos são cobrados sobre o lucro das empresas.

    Portanto, para que haja arrecadação de impostos é necessário que as empresas tenham lucro.

    Deu para entender a relaç]ão entre um e outro, ou você vai continuar rindo como um pateda do que é o óbvio ululante?

    Se o estado existe para o bem do cidadão, os impostos deveriam incidir apenas sobre lucros, tanto de empresas, pessoas jurídicas, como sobre lucros de pessoas físicas e não sobre salários.

    Sugiro que você procure um ou uma professor ou professora de português para te ensinar a entender o texto. Fica difícil escreve para quem não sabe ler.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo

    Relendo o texto que escrevi vejo que seu problema realmente é de não saber ler. Sinto muito. Esta é a maior prova da má qualidade de ensino no Brasil.

    ResponderExcluir