Neste blog aparecem alguns anônimos que realmente deveriam ter vergonha do que andam dizendo. Mas não posso culpa-los. O problema é o nosso nível educacional que é muito baixo.
Um dos anônimos, não sei se é um só ou são muito, espero que seja um só, chegou ao ponto de afirmar que nos Estados Unidos e na Iglaterra impera a lei de livre mercado.
Pode existir livre mercado numa economia que adota medidas protecionistas para o aço, para produtos agrícolas etc? É uma questão de se usar a cabeça. Se existe protecionismo não existe livre mercado.
Vou repetir isto pena enésima vez neste blog, apesar de achar que não vai adiantar por que quando as pessoas não querem entender não adianta. Quem vive num mundo de preconceito com a mente fechada não abre nem a porrete. É mais comodo do que buscar informação.
Milton Friedmnan, prêmio Nobel de Economia e considerado o pai do neo liberalismo econômico, já criticava o governo americano por ser gigantesco e intervencionista. Basta ler um de seus livros. Não se preocupem lulopetistas, vocês vão encontrar este livro com letras grandes, e é escrito em liguagem fácil de se entender.
Uma das grtandes diferenças entre o partido Republicano e o partido Democrata nos estados Unidos é que este último é mais protecionista e advoga um estado maior.
A outra que vi se refere a ALCA e o fato do Brasil não ter entrado na ALCA ter sido uma grande sacada de nosso apeduta mor, o Cappo dei Tutti Cappi. Quem falou isto não tem a mínima idéia de como a economia do mundo está entrelaçcada.
Vamos dar um exemplo simples:
Lula foi a Angola com empresários para vender produtos Brasileiros. Suponhamos, para simplificar o exemplo, que Angola fechou contratos para compra de carne brasileira. Com que dinheiro vocês acham que Angola vai pagar pela carne brasileira? Com Kwanzas (a moeda Angola) emitidos lá? Ou será que vai utilizar de produtos que ela exporta?
Angola é um país rico em Petróleo e diamantes. Vende petróleo para os Estados Unidos e diamantes para Israel, que por sua vez os vende para americanos e europeus.
A crise nos Estados Unidos fará com que a industria deles fique desaquecida, haja desemprego e em consequencia menos consumo de petróleo e de anéis de diamantes. Em consequencia Angola vai vender menos petróleo e diamantes e arrecadar menos. Comprará por este motivo menos carne do Brasil.
O mesmo vai acontecer com a Índia, com a China e com todos os países do mundo.
Será que deu para entender?
Não é possível que uma coisa tão banal não entre na cabeça de algumas pessoas.
A sorte do povo brasileiro é que o governo Lula investiu em conquistar outros mercados e no mercado interno. Agora não somos tão dependentes dos países ricos, sendo assim o Brasil vai sofrer muito menos que em outros tempos. Mas, isso o pig, tucanos e demos não dizem. Não é mesmo?
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluirTá se vendo que você não entendeu nada.
Vamos de novo.
O Brasil conseguiu um mercado no Vietnam, que é um país pobre.
Por sua vez o Vietnam vende camisas e roupas para os países ricos.
Os países ricos vão comprar menos roupas do Vietnam.
Logo, o Vietnam vendendo e produzindo menos roupas não vai poder comprar tanto do Brasil.
É um círculo. Todos os paises dependem uns dos outros.
Será que agora deu para entender?