Inerente ao ser humano

1. Não posso dizer se o Ministério Público é ligado a este ou aquele partido. Não deveria ser. Além do mais os membros do MP são escolhidos por concurso público e não por indicação política. No tempo de FHC dizia-se, sempre que havia denuncia de corrupção, que o MP era ligado ao PT. Não acredito. Graças a Deus temos tipo uma turma nova que entrou recente no MP e que tem trabalhado democráticamente para extirpar a corrupção do nosso meio seja de que lado for.

2. Não sou contra empresas fortes. Sou contra oligopólios e monopólios, sejam eles estatais ou privados. O caso da BrOi é um caso de que a lei foi mudada para favorecer amigos do presidente da república e que a empresa favorecida pagou uma importância grande ao filho do presidente a troco de nada. Portanto, claramente, há conflito de interesse.

3. Como você bem sabe não é o poder executivo que manda prender este ou aquele. É o Ministério Público. que é independente do executivo, e que portanto não sofre a influência de Lula ou de quem quer que seja. Dizer que é por causa do governo Lula que os criminosos de colarinho branco estão sendo presos não condiz com a realidade jurídica de nosso país. Em resumo não é verdade que seja graças ao governo Lula que os ricos estão sendo presos. É graças a uma nova visâo do Ministério Público que não tem nada a haver com Lula.

Marcos Valério hoje está preso a quase um mês graças a atuação do MP e a negativa do STF em libertá-lo. Onde é que Lula entrou na história? Em lugar nenhum.

O que tenho visto é que em toda a investigação que envolve corrupção, a base do governo está sempre querendo aliviar a barra dos corruptos.

Lembre-se, a Policia Federal, ou qualquer policia, só atua com mandado expedido pelo judiciário a pedido do ministério público. Portanto nem que Lula queira pode impedir a PF de agir. Do contrário não estaríamos vivendo em um estado democrático de direito

4. Graças a Deus não sou filiado a nenhum partido e está para aparecer um partido no Brasil que eu posso dizer que simpatizo com ele. O PT antes de assumir o poder, tinha um discurso de honestidade e ética que acabou provado que era só da boca para fora.

O que te falo também é que nunca votei em nenhum candidato do PT, do PSOL, do PDT, do PCdoB etc. Não concordo com a idéioa estatizante destes partidos. Não concordo com a privatização dos lucros e socialização dos prejuízos.

Não concordo em socorrer empresas privadas que se deram mal por má administração. Não concordo com a política de socorro aos bancos nem a de manter os juros e impostos altos.

Tenho 62 anos de idade. Sempre acomapnhei a política no Brasil. Achei que tinhamos dfado um importante passo para frente quando do impechment de Fernando Collor. Perto do que este governo tem feito com mensalões, cartões corporativos, Dossiês falsos, dinheiro de origem duvidosa etc. Collor é um principiante.

Agora vemos Delúbio Soares desviando dinheiro público do Banco do Brasil e da Petrobrás para financiar campanhas do PT. Vemos Silvinho Land Rover recebendo propina para favorecer um fornecedor da Petrobrás.

E o que vemos? Estes corruptos leve livre e soltos. E José Dirceu ainda mandando e desmandando no PT.

Na minha opinião a corrupção também ocorre quando se negocia cargos públicos em troca de apoio político. Acho que isto é inerente ao ser humano, mas mesmo assim discordo.

Gosto deste espaço do Briguilino porque proporciona a oportunidade de se discutir idéias, o que é bom para o crescimento e desenvolvimento da democracia. 
Laguardia

2 comentários:

  1. Caro Laguardia,

    Tenho idade para ser seu filho, 33 anos. Por isso, com respeito gostaria de fazer algumas observações em relação a sua última postagem.

    1. Voce dizer que o ministério público não tende a esse ou aquele partido, é pura ingenuidade. Basta ver São Paulo, onde o MPE não investiga nada, desde o buraco do metro até o caso Alston.

    2. Eu também sou completamente contra os monópolios. Porém, voce não pode negar que a mudança da lei, para aprovação da compra da BrT pela Oi, não está na contra-mão de um processo que já vem acontecendo no mundo. A união de empresas para fortalecer a sua competitividade. Basta ver a Interbrew/Ambev, Itaú/Unibanco, Santander/ABN, e etc. Porém, concordo contigo, que por trás destas negociações sempre existem interesses escusos. Porém, isto não é exclusividade do Brasil. Por que voce acha que o Bush invadiu o Iraque, será que é porque ele é dono de empresas pretolíferas? Será que é porque o seu vice é dono de empresas fabricantes de armamentos? É moralmente condenável? Com certeza. Legalmente não!
    O que existe de errado o filho do presidente, empresário dono da Gamecorp, ser sócio de uma empresa de telecomunicações, pelo que eu saiba, não existe nenhum impedimento legal.

    3. Talvez voce esteja um pouco perdido em relação a como funciona a nossa república. Não somente o MP, que realmente é independente do executivo tem o poder de investigar e solicitar investigações e prisões, mas também a Polícia Federal, que é ligado ao Ministério da Justiça, subordinado ao Presidente da República, ou seja, ao poder executivo pode de maneira independente realizá-lo. Aliás, pelo que temos acompanhado nos últimos tempos, não é o MP que vem promovendo uma limpeza geral, e deixando os bandidos da classe alta irritados, e sim a polícia federal, subordinada ao presidente da república. Então, por mais que voce não goste do Lula, quem vem promovendo essa mudança no Brasil, em última instância é o Presidente da Repúbica.

    4. É inocência acreditar que um partido possa ser um bastião de honestidade. Os partidos, como a sociedade são compostos de seres-humanos, imperfeitos por natureza. Corrupção sempre vai existir. O amadurecimento de uma sociedade, não vem com o fim da corrupção, mas sim com o aperfeiçoamento dos meios de combater a mesma. Um dos pontos que permite que o mal social aumente é a certeza da impunidade, ou seja, um dos grandes responsáveis por essa balbúrdia que existe no Brasil a séculos é o poder judiciário, que não julga e o poder legislativo que não legisla.

    Como voce é puro! Quem fez o impedimento do Collor não fomos nós, e sim a Globo. Pois, o mesmo estava ameaçando o monopólio da Venus Prateada.

    Realmente, o "mensalão" (financiamento ilegal de campanha) foi uma coisa muito ruim que alguns petitas aprenderam com os demotucanos.

    Engraçado voce falar sobre o José Dirceu, pois o mesmo vive mais fora do que dentro do país, porque tem medo das investigações que a PF do Presidente Lula tem realizado em relação ao DvD. Teme que a PF do Presidente Lula o prenda também.

    O Lula, com certeza, vai passar para a História como o maior presidente que o Brasil já teve!!! Nunca na história do Brasil, tantas pessoas saíram da miséria como neste governo, nunca as desigualdades sociais diminuíram tanto como nesse governo, se eu tiver que enumerar todos os feitos positivos aqui, não acabo hoje.

    Por isto, acredito que em 2010 o povo brasileiro não retrocederá aos demotucanos, mas continuará andando para frente elegendo Dilma Presidente.

    Abraços,

    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Daniel

    Acho que você ainda não entendeu

    1. Pelo que já li o MP vem sim investigando o caso Alston e o do Metrô de SP que tem até gente já indiciada. O triste é que nossa justiça é muito lenta.

    2. O fato de maracutaias não serem exclusividade do Brasil não as torna certas. Devem ser combatidas. Não sou eleitor em outro pais, sou no Brasil e luto para que o Brasil seja um exemplo mundial de Ética e honestidade na política. Quero que o Brasil seja reconhecido mundialmente como um país onde a corrupção seja menor do mundo e a ética a maior do mundo.

    3. Acho que você não tem muito conhecimento do nosso arcabouço jurídico. A PF não pode realizar nenhuma prisão e nenhuma busca e a prrenção sem um mandado judicial. O caso mensalão foi desvendado por ordem judicial e contra a vontade de Lula, que numa entrevista ao vivo de Paris até defendeu o Caixa 2 dizendo que se outros partidos o fazem porque não o PT? É uma falta de moralidade e de ética.

    Lula defendeu Renan Calheiros, José Severino, José Dirceu, José Genuino, Delubio Soares, e tantos outros. Diga-me com quem andas e te direi que és.

    4. O fato de sermos humanos e falhos explica o fato de um partido não ser o bastião da honestidade, mas daí justificar a corrupção a desonestidade e a falta de ética vai um longo caminho. O fato de sermos falhos não significa que seremos complacentes e permissivos com elas, dev emos empre buscar a melhoria.

    5. Você quer me dizer que Collor não deveria ter sido cassado? O próprio Lula e o PT estavam errados e defendendo a Globo? Esta eu sinceramente não entendi.

    6. Quanto a José Dirceu, no último jogo do Brasil e Portugal circulava livremente entre as autoridades convidadas todo sorrisos. Medo é que ele não tem nenhum. Tem um amplo apoio dentro do PT e uma grande influência dentro do governo Lula.

    7. Dizer que Lula é o único responsável pela melhora do nível de vida da população brasileira é uma grande injustiça que se faz a homens do passado como por exemplo Getúlio Vargas.

    Basta olhar os dados do IPEA, da Fundaç~!ao Getulio Vargas e do IBGE para se ver que a economia brasileira vem melhorando desde o plano Real em 1994.

    Tenho que ser justo. Durante o governo Lula as condições sociais do povo continuaram melhorando, apesar da corrupção e da roubalheira.

    Quanto a Gamecorp, é lógico que uma empresa que valia R$100.000 reais, por exemplo, ser comprada por 5 milhões de reais demonstram que houve maracutaia e transferência mascarada de recurso em troca de favores.

    Não tenho nada contra a união a BrOi em si. Tenho contra a maneira desonesta que foi feita, através de troca de favores e maracutaias.

    E por último, não se esqueça que o grande defensor de Daniel Dantas era e é Grenhalgh, um dos lídres do PT com trânsito livre no Palácio do Planalto.

    Laguardia

    ResponderExcluir