Apesar da crise, Dilma diz que PAC será 'reforçado'

Lula Marques/Folha

A presidenciável de Lula foi à Câmara nesta quarta (3). Falou para os deputados numa reunião conjunta de seis comissões.

Disse que, a despeito da crise, o PAC não será apenas mantido, mas reforçado. O orçamento do programa, disse ela, será tonificado em 26% para 2010.

O diabo é que a chefe da Casa Civil lida com um bolo de recusos que não está inteiramente sob a gerência do Estado.

Eis de onde virá o dinheiro do PAC, segundo Dilma:

Empresas estatais: 56%;
Setor privado: 17%;
Governo federal: 7% da seguridade social e 16% do financiamento direto;
Estados e municípios: 4%.

A receita do Brasil contra a crise, disse Dilma, contém três ingredinetes: preservação do PAC, investimentos no pré-sal e manutenção dos programas sociais.

De novo, a ministra manuseia dados que independem da vontade oficial. Conta, por exemplo, com a subida no preço do petróleo, essencial para viabilizar o pré-sal.

"É desconhecimento do mercado achar que o petróleo vai ficar em US$ 40 o barril, isso vai subir e o pré-sal vai ajudar o Brasil na retomada do crescimento".

Nesta quarta (3), o barril do petróleo no mercado futuro de Nova York era negociado na faixa dos US$ 47.

Dilma tachou de "estarrecedora" a insinuação tucana de que a Petrobras passa por dificuldades financeiras.

"Qual é o problema de, num momento de dificuldade de crédito no mundo, a Petrobras recorrer a um banco que emprestou a taxas mais convidativas?..."

Referia-se ao empréstimo de RS$ 2 bilhões contraído pela Petrobras junto à Caixa Econômica Federal. "O estranho seria a Petrobras emprestar para a Caixa".

De resto, Dilma disse que a situação fiscal do governo brasileiro é de "fazer inveja a Margaret Thatcher".

Acenou com a hipótese de cortes no Orçamento: "Sempre há o que cortar. Se as empresas acham, o governo também pode achar".

Escrito por Josias de Souza

Dilma acha normal a Petrobrás pegar dinheiro emprestado na Caixa Econômica Federal para pagar impostos (sinal que não tem caixa), Já Lula não concorda. Democracia é assim mesmo. Só os lulopetista é que ficam perdidos sem saber o que dizer ou para que lado vão correr, já que não têm opinião própria.

4 comentários:

  1. Tucademo liberal de meia tijela, tu quer quer a petrobras seja obrigada a contrair emprestimos somente nos bancos privados, pagando mais juros para teus queridinhos aagiotas, rentistas, parasitas. Muito bonito?
    Acontece que o governo Lula acabou com esta obrigatoriedade que o FHC impos as empresas estatais.
    E voces piguistas decoreba ainda ficam dizendo que a politica economica é a mesma. Tenta colocar a cabeça para funcionar um pouco, mesmo que seja no tranco.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    presta atenção. Quem está criticando a Petrobras pegar dinheiro com a Caixa Econômica Federal, não sou eu é o LULA.

    A cabeça de lulopetista não pega nem a tranco. Primeiro tem que aprender a ler antes de sair escrevendo besteira e sobre coisas que não entendem.

    ResponderExcluir
  3. EH verdade, anonimo 1, so o Laguardia eh quem sabe das coisas. Quando eu crescer quero ser igualsinho a ele, pura inteligencia. Sabe tudo!!!!

    ResponderExcluir
  4. EH verdade, anonimo 1, so o Laguardia eh quem sabe das coisas. Quando eu crescer quero ser igualsinho a ele, pura inteligencia. Sabe tudo!!!!

    ResponderExcluir