Talentarrão

Uma das personalidades de ´Os Maias´, inimitável retrato da cena portuguesa de seu tempo, de autoria de Eça de Queiroz, é João da Ega, um ´talentarrão´, como se dizia, àquele tempo, um cara destinado a ser gênio da literatura. De fato, brilhante, cheio de frases e ditos de espírito, passou a vida anunciando ´o livro´. Obra prima que deixaria Cervantes, Shakespeare, Homero no chinelo. A vida passou na janela, ele roeu heranças familiares e chegou à velhice sem nada haver produzido, a não ser belas desculpas.

Tipo conhecido

Tal tipo é muito conhecido nosso. Chega a ter grande cultura e imensa preguiça. Passa a vida, sem deixar traço de sua passagem. Quando muito, profere alguns ditos de sobremesa, algumas frases de efeito nas mesas de bar. Nada mais. Lembro-me de, ao chegar a Fortaleza, conhecer, de longe, figura deste tipo. Era professor de variada cultura que era aplaudido, pelos jovens, quando disputava (e perdia) cadeiras na Faculdade de Direito. Morreu e não deixou página escrita que lembrasse sua existência.

Não produzem

Falei que muitos destes que, até acumularam leituras e cultura, não publicam obra, livro que fale desse preparo, por preguiça. Existem, ainda, os orgulhosos. Os inseguros. Que não se arriscam a reunir, em volume, suas criações, com medo da crítica. Não confiam em si mesmo e receiam que os outros percebam que sua leitura era pouca ou insuficiente e a cultura não tão vasta e profunda como se pensava. Aí vivem e morrem em silêncio.

Nada devolvem

Grande número destes talentosos estéreis custou caro à sociedade e ao Estado, que lhes custeou estudos na cidade, fora dela, até no exterior. Não se acham na obrigação de devolver aos contemporâneos um pouco do que receberam, à custa deles.

Produziram

Sempre se falou muito mal de Josué Montello que deixou mais de 100 livros publicados e por isso será lembrado. Temos, em nosso meio Eduardo Campos que chegou a quase 70 de obra vasta na ficção, na pesquisa, na história, na sociologia que, como em toda obra muito grande, há altos e baixos e não podia ser doutra forma. Quem produz, deixa seu recado à posteridade e pode sofrer críticas. Só quem não as recebe são os estéreis, os que nada produzem. De qualquer maneira, sua herança é imortal. Será lembrado por ela.

Reconheço

É claro reconheço deficiências de meus livros. De qualquer maneira, já publiquei mais de 20, inclusive três deles em Portugal. Por conta deles, lá e aqui entre nós, se falará de Sobral, sua saga e sua gente, porque são meus temas obsessivos. Por menor seja meu papel literário, alguém, no futuro, lembrará um jornalista que publicou crônicas, pesquisas históricas, contos e um romance tendo a Princesa do Norte como cenário. Pode não ser a imortalidade, acredito e temo, será, pelo menos uma lembrança.
Lustosa da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário