A mais sanguinária ditadura das Américas

Com relação ao meu post sobre Cuba um anônimo escreveu:

Anônimo disse...
Se a maioria do povo cubano apoia o regime lá porque então não é uma democracia?


Democracia não é o regime que representa a vontade da maioria?
5 de Janeiro de 2009 21:48


O Anônimo tem razão sobre o que diz com respeito a democracia, mas demonstra total desconhecimento sobre o regime cubano.

Só para esclarecer, há mais de 50 anos não há eleições livres em Cuba.

As ditas eleições em Cuba só tem um candidato por vaga, e todos do partido Comunista. Não existe oposição organizada em partidos políticos em Cuba, e todos os opositores de Fidel Castro ou estão na cadeia ou exilados no exterior.

Democracia é o regime que representa a vontade da maioria e que respeita as opiniões das minorias.

Democracia é o regime em que a oposição pode livremente se organizar em partidos políticos e disputar o poder com a situação, como no Brasil de hoje.

Democracia é o que podemos fazer aqui hoje. Falo mal do governo Lula sem ter medo de ser preso ou de viver no exilio ou escondido.

Até na ditadura militar brasileira havia mais oposição do que em Cuba. Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, JK, Carlos Lacerda (já no final) e tantos outros se opuseram ao regime militar. Havia a Última Hora, o Pasquim e outros jornais, que apesar da censura, volta e meia criticavam o governo.

Em Cuba só há um jornal do Partido Comunista. Que se atrever a criticar o regime ou vai para o Paredon ou para a cadeia?

É isto que a esquerda brasileira entende por democracia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário