Jazz & Blues - hora de subir a Serra

Contagem regressiva para a décima edição do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, que, este ano, homenageia o músico Dominguinhos, uma das atrações do evento. O convite já havia sido feito dois anos atrás, mas problemas de saúde obrigaram o sanfoneiro a adiar sua participação na festa. Agora ele vem. Com as energias renovadas após as férias forçadas, é hora de compensar a espera com seu sorriso largo e dedos hábeis. Aos 68 anos, completados no último dia 12, ele promete um show memorável. “Vou fazer uma coisa toda solada, cheia de improvisos. Vai ser uma coisa de jazz, mas dentro da música nordestina. Vai ser bom demais”, promete. “Posso até tocar um sucesso ou outro, ninguém sabe. Mas aí vai depender dos pedidos do público”.

Música de qualidade

De sábado até terça-feira, os palcos montados pela cidade - sim, porque os shows não acontecem apenas no teatro - serão invadidos por grandes artistas nacionais e estrangeiros e as ruas por um público cada vez mais ávido por uma música instrumental de qualidade. A movimentação começa no final da tarde com os ensaios abertos (sempre com a atração principal da noite em verdadeiros shows gratuitos) e prossegue até a madrugada do dia seguinte com as tradicionais jam sessions, que, este ano, mudam de endereço - os encontros deixam a escola e passam a ocupar a quadra municipal.

Nesta última década, o Festival tem contribuído para a formação de uma platéia exigente e crescente. Desde 2000, ano da ousada primeira edição do evento, este pessoal coloca os casacos nas malas e sobe a serra com o objetivo de usufruir não mais apenas do frio característico da região. Naquela primeira edição, a programação era dominada por artistas cearenses, que continuam presentes no line up do Festival, mas agora dividindo espaço e atenções com nomes nacionais e internacionais do naipe de Badi Assad e Stanley Jordan, só para citar duas atrações do passado.

Homenagem já na subida

Dominguinhos será homenageado em Guaramiranga, mas antes de subir a serra ele aporta com sua sanfona no município de Guaiúba. O motivo? Mais homenagens ao artista. Na cidade, já conhecida como porta de entrada para o Festival, a prefeitura organizou um grande show, do qual participarão, além de Dominguinhos, os virtuoses Waldonys e Dedim Gouveia. “Será uma festa muito bonita e emocionante, do jeito que Dominguinhos merece”, afirma o secretário da Cultura de Guaiúba, Rodolfo Forte, que também é músico e participará do show.

O evento está marcado para as 16 horas da próxima sexta-feira. O palco foi montado no Centro de Arte e Cultura Portal do Guerra. O clima em Guaiúba é de expectativa e o público promete fazer deste um dos momentos mais marcantes da carreira de Dominguinhos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21

20h - Shows: Luciano Franco (CE) e Trio + 1 (SP)
22h30 - Dominguinhos (PE)
0h às 3h - Jam Session: Beale Street (RJ)

Dia 22

20h - Shows: Nélio Costa (CE) + Lanny Gordin (SP)
22h30 - César Camargo Mariano (SP)
0h às 03h - Jam Session: Beale Street (RJ)

Dia 23

20h - Shows: Ricardo Bezerra (CE) + Arthur Maia (RJ)
22h30 - Ná Ozzetti (SP)
0h às 03h - Jam Session: Beale Street (RJ)

Dia 24

20h - Shows: Lúcio Ricardo (CE) e Paulo Meyer (SP)
22h30 - Toots Thielemans (Bélgica)
0h às 3h - Jam Session: Beale Street (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário