QUEMNÉDIALEMKAR
colunista da Rolha Offline
O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e a ministra da casa civil, Dilma Rousseff, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-ministro José Dirceu.
Segundo integrantes da cúpula do PT, esse entendimento deverá ser anunciado em Agosto ou Setembro, enterrando a possibilidade da escolha de um vice indicado pelo PMDB. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.
Dilma lidera as pesquisas como o nome da base do governo. E terá 63 anos em Dezembro de 2010. Será a primeira mulher a conquistar a Presidência. Ela precisa do apoio de Lula, o maior cabo eleitoral do país. Com ele de vice, Dilma se fortalece.
A ministra fará todos os gestos para dar a Lula uma entrada honrosa. Haverá um ritual de renuncia da presidência da republica brasileira. Lula terá holofotes e a palavra dada de Dilma de que possuirá um pedaço importante do próximo governo federal.
Lula resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de José Dirceu e uma avaliação do presidente sobre o atual quadro político. Em primeiro lugar, o PMDB não é confiável. Esse cenário não mudara até a hora da eleição. Se Dilma precisa de Lula, Lula precisa do PT.
Zé Dirceu explícito numa conversa com o presidente brasileiro: uma eventual derrota para o PSDB poderia abrir a perspectiva de deixar o PT fora do poder central por 04 anos. O ex-ministro disse a Lula que a eventual derrota petista também seria debitada na conta dele. Falou claramente que ele seria cobrado.
O presidente brasileiro tinha a intenção de ser candidato novamente apenas em 2014.
Por último, era melhor Lula desistir de ser candidato a senador por Pernambuco, o estado natal.
Melhor, aconselhou Zé Dirceu, ser vice da Dilma e se quiser em 2014 ser candidato novamente a presidência. Dilma topou.
*
Fator PMDB
A incerteza política gerada pelo tratamento que o partido deu a criação da CPI da Petrobras contribuiu para o acerto entre Lula e Dilma.
*
Pior cenário
Dilma querer disputar a reeleição em 2014. O PT garante que a legenda escolherá Lula como candidato. Idade e peso político para esse cargo ele tem de sobra.
Inspirado no delírio de Kennedy Alencar - colunista da Folha Online
Boa, Brigulino. Quase morro de rir, só não coloquei os "kkks" porque acho eles ridículos....KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
ResponderExcluirPQP, seria o máximo! Poder votar na DILMA e novamente no LULA! Se fosse verdade nem teríamos eleição (Os PSDBostas não se apresentariam - serra pedágio ia pra reeleção e aécinho cheira cheria pro senado) mas aclamação! Essa oposiçãozinha não teria cadidato viável. Seria apenas o roberto freire pelo PPS e a Heloisa Helena pelo PSOL pra evitar o 'WO!
ResponderExcluirÓtimo texto, parabéns.
ResponderExcluirse isso aontecesse n sei o que seria do nosso pais. iludidos e desinformados aqueles que apoiam essa ideia. A nossa sorte que as trapalhadas do PT não afundaram o pais, isso porque o governo não tem pleno controle da economia. No caso disso se realizar podemos mudar nosso nome de brasil para Venezuela 2.
ResponderExcluir