Dois Brasis

Marco Antônio Leite

BRASIL PRECÁRIO:

Hospitais caindo aos pedaços, doentes morrem em macas improvisadas, no chão, no canto e no recanto de um lugar qualquer. Miséria espalha por todos os lados, até parece uma ilha cercada de águas por todos os lados, ou seja, favelas, cortiços, palafitas, morros e guetos periféricos. Escolas em precárias condições uso, alunos que não aprendem absolutamente nada. Merenda escolar de qualidade duvidosa, preço superfaturado e, corrupção por todos os escalões. Moradores de rua que se escondem precariamente sob viadutos e pontes nos quais em cima passam os carros da pequena burguesia. Aluguéis de casa na hora da morte, em função disso muitas famílias vivem como nômades, de lá para cá e de cá para lá. Tem os sem-terra, sem comida, sem camisa, sem sapato, sem lenço sem documento, como também os sem-nada, esses são os que mais têm. Migrantes que vão e voltam, sem encontrar uma oportunidade para estabelecer residência fixa. Crianças abandonadas em profusão, sem pai e mãe, crianças exploradas para vender quinquilharias nos semáforos das esquinas do país. Jovens que são exploradas pela prostituição, as quais vivem uma situação de cão de rua ou como queira vira-lata.

BRASIL RICÁRIO:

Gilmar Mendes empresário do HABEAS-CORPUS vende somente para quem tem muito dinheiro. Daniel Dantas bandido do colarinho engomado livre, leve e solto, o qual compra a revelia o tal de HABEAS-CORPUS. O bom careca do Marcos Valério foi beneficiado pelo vendedor de HABEAS-CORPUS. Deputado que faz CASTELO com o dinheiro do contribuinte e nada acontece. Cadeia especial para os bandidos formados em faculdades de fundo de quintal. Capangas dos coronéis da terra matam os trabalhadores rurais e sindicalistas e, nada acontece, pois o Judiciário anda de mãos dadas com a elite bandida do Brasil. Senadores e Deputados que se corrompem em nome da mais valia quanto mais eu tenho, mais poderoso sou. As madames fazem festa para presentear o cachorro de estimação em detrimento das crianças mais pobres.

VOCÊ ESCOLHE:

Um BRASIL de poucos ou um BRASIL de todos?

Um comentário:

  1. Eu luto por um Brasil que hoje é precário mas que se nos esforçarmos e conscientizarmos a população da necessidade do voto consciente em políticos honesto e capazes pode vir a se tornar um Brasil de Justiça Social.

    Um Brasil onde a saúde pública seja igualitária para todos. Um Brasil onde no mesmo lugar que um ajudante de serviços gerais faça quimioterapia, também um Ministro da Casa Civil o faça.

    Um Brasil onde o filho do ajudante de serviços gerais estude lado a lado com o filho do presidente da república.

    Um Brasil onde ao me aposentar não precise continuar ralando para sustentar minha família e ter gastos com assistência médica.

    Um Brasil onde os políticos sejam honestos e honrados, em que qualquer deslise lhes custe o cargo e até cadeia.

    Um Brasil onde eu possa ir a qualquer lugar a qualquer hora do dia ou da noite sem medo de assalto ou violência.

    Um Brasil onde minhas opiniões, mesmo contrárias, sejam respeitadas e eu não seja acusado de traidor, entreguista, ou seja lá o que for por pensar diferente da maioria ou da minoria.

    Um Brasil onde todos seja respeitados independentemente de sua crença religiosa, política, cor da pele ou situação social.

    Um Brasil sem cotas raciais

    Um Brasil com uma imprensa livre e dmocrática que não seja dominado pelo partido único no poder.

    Um Brasil com pluralidade de partidos e pensamentos, que só assim se constroi a democracia.

    Um Brasil onde haja alternância de poder.

    Um Brasil justo, onde os que mais se esforçam e trabalham sejam recompensados por seu esforço e trabalho.

    Um Brasil onde haja liberdade plena de expressão de pensamento, de religião e de propriedade.

    Enfim um Brasil que seja um Estado Democrático de Direito

    ResponderExcluir