ANALFABETO FUNCIONAL


O termo que intitula este modesto texto é dado ao indivíduo que é incapaz de interpretar o que lê e não domina as operações matemáticas. 


Achei por bem abordá-lo no afã de contribuir com o pensamento corrente que afirma que o Brasil é um país de analfabetos, ainda que funcionais. Embora tenhamos ainda 7% da população totalmente analfabeta, enquanto que 68% é analfabeta funcional.


Não basta a penas à pessoa decodificar as letras para formar palavras, frases e textos – o que deveria implicar em saber ler e escrever – para que não se encaixe nesta classificação.

O ato de interpretar um texto tem enorme profundidade e relevância nas relações sócio-políticas e demonstra a capacidade da qual o indivíduo faz uso no infidável caminhar na busca e na conquista de sua cidadania.

O analfabeto funcional, via de regra, tem acima de quinze anos e possui escolaridade inferior a quatro anos, porém existem aqueles que mesmo possuindo nível superior, também não conseguem interpretar um texto e lhe falta habilidade com os números. Continua >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário