Democracia burguesa

Marco Antônio Leite da Costa
 
Democracia se faz com emprego pleno, não com os milhões de desempregados que existem no Brasil.

Democracia se faz com voto livre, ou seja, vota quem deseja, não como acontece hoje, analfabeto voto, mas não tem direito de estudar, jovem de 16 anos vota, mas não tem direito de dirigir, bela democracia!

Democracia se faz com distribuição de terras, não como acontece no país que as terras estão concentradas nas mãos de meia dúzia de gatos pingados.

Democracia se faz com comida na mesa do trabalhador, não o que vemos hoje, ou seja, 300 mil crianças morrem de inanição durante o ano.

Democracia se faz com crianças nas escolas, na atual conjuntura vemos centenas de meninos (as) nos faróis vendendo bagulhos e andando no arame do homem equilibrista.

Democracia se faz com a juventude trabalhando, estamos assistindo muitos rapazes usando e vendendo drogas nas bocas e, meninas se prostituindo para levar umas migalhas para sustentar as famílias. Democracia se faz com seres humanos morando numa casa de alvenaria, não com favelas, palafitas, cortiços e guetos em geral.

Democracia se faz com homens que tenham um lugar para morar, não com os milhares de moradores de ruas.

Democracia se faz com distribuição de renda, não com concentração de renda que vem ocorrendo no país.

Democracia não se faz com juiz que vende Habeas-Corpus para bandidos ricos, mas com uma justiça que faça justiça de fato, ou seja, que puna ricos e pobres de forma igual.

Democracia se faz com imprensa que elogia a burguesia e denigre a imagem do pobre coitado.

Morei em Cuba durante dois anos, e nada dessa bandalheira acontece na Ilha de Fidel.

3 comentários:

  1. Marco Antonio morou em Cuba dois anos e não viu nada disto acontecer porque lá não há liberdade de imprensa e estas coisas não são divulgadas. Marco Antonio não tinha como saber.

    Pleno emprego só se alcança com economia livre de mercado e não com a economia concentrada na mão de um partido unico que defende os interesses de uma meia duzia de dirigentes e mantem o povo na miséria.

    Democracia se alcança com voto livre, com pluralidade de partidos e candidatos onde se vota em quem quer sem restrições. Não como em Cuba onde há partido único e candidato único.

    Democracia se faz com distribuição de terra e não com a concentração de terra nas mãos do governo como se faz em Cuba.

    Democracia se faz com comida na mesa, o que só é possível com livre comércio, com propriedades particulares produtivas, com liberdade.

    Democracia se faz com crianças na escola e ensino de boa qualidade, com o governo focando em suas responsabilidades e não focando em administração de empresas como a Petrobrás em benefício de seus apaniguados.

    Jovens trabalhando e produzindo para uma sociedade com justiça social só se alcança com liberdade de mercado.

    Democracia não se faz com concentração de renda nas mão de uns poucos dirigentes do partido como em Cuba.

    Democracia só existe com imprensa livre, com liberdade de expressão, com multiplicidade de idéias.

    Mais uma vez Marco Antonio poderia ter morado em Cuba 200 anos e nunca saberia das bandalheiras que lá ocorrem porque lá não existe liberdade de expressão. A imprensa só publica o que os governantes querem.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio Leite13 agosto, 2009

    Caro Laguardia, aqui ainda é pior que Cuba, pois o povo vive a margem das negociatas políticas que acontecem no Planalto Central. Em Cuba não sabemos de nada porque lá não existe essa bandalheira que ocorre aqui no Brasil. Não se esqueça que temos um exército maior que muitas nações de trabalhadores desempregados, mais milhares de crianças fora da escola entre outras mazelas.

    ResponderExcluir
  3. Marco

    Como é que você sabe se esta bandalheira existe ou não em Cuba se não existe liberdade de informação e de imprensa?

    Se existir o povo nunca fica sabendo pois Fidel Castro e o Partido Comunista só publicam o que lhes interessa.

    O povo fica alienado.

    ResponderExcluir