Pirataria

Marco Antonio Leite


A PIRATARIA moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria - portanto, quer pela cópia de uma obra anterior (falsificação), quer pelo uso indevido de marca ou imagem, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial e/ou industrial. 


Existe também a PIRATARIA dos mares, a qual consiste em desviar o curso de uma embarcação e solicitar pagamento em troca do navio seqüestrado. 


A PIRATARIA na política, aquela que o político falsifica idéias de pessoas do povo, ou de seus iguais. 


A PIRATARIA na imprensa, os jornais, revistas, rádio, TV entre outros meios de comunicação roubam informações umas das outras. 


Tem também, a PIRATARIA na música, aquela que outro compositor descaracteriza a letra original, como também o plagio. 


PIRATARIA na indústria consiste em roubar o desenho de um processo produtivo, ou então roubar idéias da feitura de uma peça, ou brinquedo entre outros objetos. 


A PIRATARIA esta até nas idéias do cotidiano, aquela que o individuo copia aquilo que é falada e, transforma o que ouviu numa outra história. 


Existe a PIRATARIA policial, aquela que o polícia usa a farda para cometer ilícitos de todos os gêneros na arte do crime. 


Também tem a PIRATARIA na prostituição, aquela que a máfia promete empregos de qualidade com altos salários e, leva a moço ou mulher para outro país, onde ela é obrigada a se prostituir. 


Têm a PIRATARIA dos comerciantes, principalmente aqueles que trabalham com produtos de etiquetas famosas. 


Essa PIRATARIA esconde o preço da mercadoria original em notas fiscais falsas ou frias, bem como, distribui dinheiro para os fiscais corruptos. 


O PIRATA antigo, aquele que tinha uma mão de gancho e o papagaio empoleirado no seu ombro esta fora de moda, ou já faleceu.


Nem todo PIRATA é mão de gancho, mas todo PIRATA moderno usa as duas mãos para ludibriar o fabricante e o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário