São Paulo é uma ilha?

Eu gosto de São Paulo. Da cidade e do Estado. A cidade é um lugar cheio de programas culturais, cinemas, "shoppings", parques. A metrópole nunca dorme. Aqui perto mesmo há banca de jornal 24 horas, supermercado 24 horas, farmácia 24 horas e "lan-house" 24 horas.

Mas São Paulo, os paulistas, os paulistanos, têm que mudar sua auto-imagem. São Paulo fica no Brasil. Somos brasileiros. São Paulo não é New York (ainda bem!).

Impressionante a quantidade de nomes em inglês que se vê por aqui. Academia é Body Company, centro de internet é Lan-House, tem até um restaurante italiano chamado ITALIAN FOOD!! Parece piada mas é verdade! Isso se chama colonialismo cultural. A classe-média boboca daqui tem sempre uma expressão no olhar de "por que fui nascer nesse país de gente de pele escura e olhos pretos?" Se você não é de São Paulo não vai saber que cara é essa, mas quem é daqui sabe muito bem.

Os congestionamentos são infernais. Chega-se a levar 3 horas para percorrer 10 km. E os paulistanos ficam quietos. Não reclamam. Os demo-tucanos, que governam o Estado e a cidade há 15 anos, "ampliam" o Metrô na base de 1 km por ano. Como os técnicos já mostraram que precisamos de mais 150 km de Metrô, Serra resolverá isso em 150 anos.

O ensino está sucateado. No ENEM, São Paulo fica sempre nos últimos lugares. Segundo uma declaração de Serra essa situação é culpa dos "migrantes" (leia-se nordestinos). Serra não gosta do Nordeste. Para a maioria dos paulistanos, de São Paulo pra cima é Nordeste, incluindo Rio, Minas e Mato Grosso do Sul.

Enquanto a maioria dos paulistas mantiver essa mentalidade tacanha, São Paulo não vai se livrar dos demo-tucanos. O Estado corre o risco de ir definhando, se sucateando e perdendo a força econômica de que tanto se orgulha. Aí sobra o que? A Avenida Paulista cheia de lojas com nomes em inglês?

3 comentários:

  1. Bela análise da cidade de são paulo,
    vi que você colocou em questão a análise da educação, eu venho desenvolvendo isso em meu blog!
    Se quiser dar uma navegada por lá!

    www.educacaobrasilsa.blogspot.com

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Para se ter uma idéia do colonialismo em SP, a estação rodoviária se chama Tietê Station Center(é assim que se escreve?) do jeito que os demo-tucanos gostam.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, ai, essa do Tietê Station Center eu não sabia... Cada bobagem que esses tucanos fazem, meu Deus!

    ResponderExcluir