O GOLPE DO PIG

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, eleito democratiamente, há aproximadamente dois meses sofreu um golpe de estado e foi deposto.

O Mundo inteiro condenou a intervenção militar e nem um país até hoje reconheceu o governo golpista.
No início da cobertura pela imprensa brasileira esta não conseguiu esconder um certo “que” de enfado e desinteresse pelo episódio.

Talvez porque Honduras seja um país pobre e pequeno com uma população menor que a do estado do Pará.

Bastou que o governo brasileiro manifestasse seu veemente repúdio exigindo a volta de Zelaya ao cargo para que a mídia começasse a botar as mangas de fora e passasse a defender, ainda que disfarçadamente, os golpistas.

Zelaya volta para Honduras e se recolhe na Embaixada brasileira na capital hondurenha, Tegucigalpa.

Foi o bastante para o PIG escancarar de vez a sua face horrorosa a favor do golpista Roberto Micheletti, a quem chama de “presidente de fato”.
E se colocasse contra o governo brasileiro e a favor dos golpistas.
O PIG é uma excressência, um dejeto.

O PIG não diz que o governo é golpista. O PIG o chama de “governo interino”. Porque as eleições presidenciais em Honduras estão marcadas para novembro.
Aliás, marcadas ainda pelo governo democrático de Manuel Zelaya.

É obrigação,e constitui um gesto mais humanitário do que político e diplomático um país conceder asilo ou refúgio através de suas embaixadas ou representações diplomáticas a quem se achar perseguido no seu país.

O senador tucano Eduardo Azeredo se esqueceu que muitos dos que hoje militam no seu partido sofreram perseguições aqui e no Chile, e encontraram asilo nas embaixadas de outros países em Santiago para não serem presos pelo ditador Augusto Pinochet.

Mas Azeredo prefere sinicamente dizer que o Brasil procura “sarna para se coçar”. Uma expressão mesquinha e infeliz com o intuito de jogar o governo brasileiro de encontro à opinião pública, dando a entender que o presidente Lula está cometendo um crime ao apoiar Manuel Zelaya.

Crime comete quem aplica um golpe contra um governo legitimamente eleito.
Crime quem comete é o PIG que se manifesta contra o Brasil por dar refúgio a um cidadão perseguido por quem lhe tirou à força do poder que o povo soberanamente lhe outorgou.

Crime comete o PIG – Partido da Imprensa Golpista – que apóia um impostor sonhando loucamente para que Zelaya fosse o Lula e que Honduras fosse aqui.

4 comentários:

  1. Peço aos leitores que tomem um pouco de tempo e leiam a Constituição de Honduras, que está em vigor desde 1982, portanto a democracia hondurenha é mais antiga do que a nossa.
    .
    Transcrevo aqui o Artigo 239 da Constituição Hondurenha:
    .
    ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
    .
    Portanto, amigo Lord, a Constituição de Honduras não prevê julgamento pela Suprema Corte de Honduras no caso de Zelaya, mas sim o seu imediato afastamento do cargo por ter apoiado diretamente a reeleição do presidente da república.
    .
    Um artigo de Carlos Mendonza analisando a situação diz que: El artículo 5 de la Constitución contempla las consultas a los ciudadanos (referéndum y plebiscito) para “asuntos de importancia fundamental en la vida nacional”. Pero ello debe ser normado por el Congreso Nacional. Tanto los diputados, como el Presidente, y los ciudadanos, pueden solicitar que se convoque a una consulta. La Constitución, incluso, afirma que “el ejercicio del sufragio en las consultas ciudadanas es obligatorio”. Pero enfatiza que “No será objeto de referéndum o plebiscito los proyectos orientados a reformar el Artículo 374 de esta Constitución” (mencionado antes, sobre los artículos pétreos).
    .
    O Artigo 374, considera clausula pétrea, isto é que não pode ser alterado o período de mandato bem como a proibição de reeleição do presidente da república.
    .
    ARTICULO 374.- No podrán reformarse, en ningún caso, el artículo anterior, el presente artículo, los artículos constitucionales que se refieren a la forma de gobierno, al territorio nacional, al período presidencial, a la prohibición para ser nuevamente Presidente de la República, el ciudadano que lo haya desempeñado bajo cualquier título y el referente a quienes no pueden ser Presidentes de la República por el período subsiguiente
    .
    Portanto, considerando que é clausula pétrea o mandato e a proibição de reeleição do presidente da republica, que já traz consigo a pena para quem apoiar tal medida, ou seja o IMEDIATO afastamento de quem apoiar direta ou indiretamente este tipo de mudança na Constituição, a Suprema Corte e o Congresso Hondurenho agiram de acordo com a Constituição, preservando assim o Estado Democrático de Direito em Honduras. Por este motivo o afastamento de Manuel Zelaya não foi e não pode ser considerado golpe de estado, muito antes pelo contrário.
    .
    Portanto Lord, erram os Estados Unidos e erra Lula ao ficar a favor de um golpista e contra aqueles que defendem a DEMOCRACIA em Honduras.

    ResponderExcluir
  2. Carta ao Presidente Lula

    Senhor Presidente
    Gostaria muito de saber quando é que o senhor vai tomar as mesmas atitudes corajosas que tem tomado Honduras em relação a violação de democracia e ao respeito aos direitos humanos em Cuba?
    .
    Quando é que o Brasil vai abrir as portas de sua embaixada em Havana para abrigar os opositores da ditadura de Fidel Castro?
    .
    Quando é que o Brasil vai incentivar os opositores de Fidel Castro a utilizarem a embaixada Brasileira em Havana como palanque para fomentar uma revolta contra a ditadura cubana?
    .
    Quando é que a embaixada do Brasil em Terã poderá ser utilizada contra a ditadura dos Aiatolás?
    .
    E a embaixada do Brasil na Coréia do Norte, também poderá ser usada pelos opositores ao regime de Pionyang?
    .
    Realmente, gostaria de saber a posição do Itamaraty sobre estas questões.

    ResponderExcluir
  3. Laguardia, és um democrata...de conviniência!
    És um colonizado, humilhado, que idolatra a...subverciência.
    Sinceramente, tenho é dó de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  4. Não sou subserviente, como seu deus Lula é a Hugo Chávez.

    Joel você nem deu o trabalho de ler o que foi dito sobre a Constituição de Honduras.

    Você só repete como um papagaio ensinado o que o PT te manda repetir.

    ResponderExcluir