Como criar sua marca na internet


Autor do livro 'Eu 2.0', o especialista em marketing pessoal Dan Schawbel dá dicas para melhorar sua imagem em redes sociais
DANILO VENTICINQUE
Na internet, qualquer pessoa pode virar uma grande marca. Partindo dessa máxima, e usando algum conhecimento sobre redes sociais, o americano Dan Schawbel se tornou um dos mais jovens especialistas em marketing pessoal na internet. Sua história é um caso bem-sucedido de suas teorias: aos 25 anos, ainda com feições de adolescente, trabalha como consultor para empresas multinacionais e tornou-se referência sobre o assunto para revistas de negócios tradicionais, como a Forbes e a BusinessWeek - tudo isso graças a muitos contatos em sites de relacionamentos e a um blog com dicas de carreira. Os posts, que no início eram um passatempo, deram origem ao livro Me 2.0 ("Eu 2.0", sem previsão de lançamento no Brasil). Em entrevista a ÉPOCA, Schawbel explica a importância de criar uma marca pessoal sólida e dá dicas para usar a internet a seu favor na vida profissional.


ÉPOCA - O que você chama de "marca pessoal"? 

Dan Schawbel
 - Marca pessoal é o modo como vendemos nossa imagem para os outros. Criar a sua marca na internet é controlar a maneira como você é visto online e se tornar conhecido pelas suas paixões e especialidades. O termo “marca pessoal” surgiu em 1997, mas é mais relevante hoje por causa da competitividade do mercado e da explosão das redes sociais. Tanto uma multinacional com uma marca famosa quanto uma pessoa comum podem ter perfis noFacebookTwitter, etc. Com isso, ficou óbvia a ideia de que qualquer pessoa pode virar uma marca, o que antes só valia para celebridades como Brad Pitt ou Oprah Winfrey


ÉPOCA - Qual é o primeiro passo para construir uma marca pessoal sólida na internet?

Schawbel
 - Para começar a construir sua marca online, o primeiro passo é descobrir qual é a sua marca. Se você não definir bem seu foco e escolher um nicho, você não vai conseguir se destacar da multidão. A marca deve se basear em duas coisas: a sua paixão e a sua especialidade. Ser apaixonado por um assunto vai permitir que você trabalhe duro o bastante para que sua marca seja notada, sem desistir no meio do caminho. Ser um especialista naquele assunto ajuda a preencher os requisitos para atender as necessidades do mercado e ganhar dinheiro fazendo o que você gosta. Você deve demarcar o seu território na internet para virar referência naquela área específica e ganhar oportunidades. 


Divulgação
FOCO
Para Schawbel, o caminho para se destacar na internet é criar um nicho

ÉPOCA - Qual é o erro mais frequente na hora de criar uma marca? 

Schawbel
 - O erro mais comum é pular etapas: criar e divulgar a própria marca sem antes descobrir qual é essa marca. Assim, elas acabam recriando a própria marca diversas vezes, o que exige tempo, energia e dinheiro. Se você dedicar seu tempo a descobrir qual é a sua marca, você se sentirá muito mais confiante e conseguirá passar sua mensagem com mais facilidade. Qualquer um pode criar um blog, mas poucos o fazem baseados em algo que realmente amam e no valor de mercado que isso pode trazer. 


ÉPOCA - Como as redes sociais podem aumentar (ou diminuir) as chances de conseguir um emprego?
 
Schawbel
 - 45% dos recrutadores usam redes sociais para checar os perfis de candidatos. O mais usado é o Facebook (ou o Orkut, no Brasil), o que pode trazer mais malefícios do que benefícios para a sua marca pessoal. É difícil mostrar suas qualidades. Há outro site, o LinkedIn, que é muito usado por recrutadores porque sua estrutura parece com a de um currículo. Na verdade, o poder das redes sociais depende das pessoas que as usam. Elas podem diminuir suas chances de conseguir um emprego se tiverem informações ou imagens que comprometam a sua marca, mas podem aumentar suas chances se você preencher todas as informações importantes e usá-las para fazer contatos – não com qualquer um, mas com pessoas que trabalham em empresas da sua área. 


ÉPOCA - Para quem está empregado, é possível desenvolver uma marca pessoal sem entrar em conflito com os interesses da empresa? Que cuidados tomar? 

Schawbel
 - Você não só pode investir na sua marca pessoal quando está empregado como faz isso sem perceber. Todos os bons resultados que você consegue aumentam a sua credibilidade e fazem de você alguém com quem os outros querem trabalhar. Quando o assunto é o mundo online, as coisas ainda estão um pouco obscuras: você é julgado de acordo com o que você faz, tanto online quanto offline. O que você publica na internet pode prejudicar a reputação da sua empresa fora da internet. Antes de criar um blog ou começar a participar de uma comunidade relacionada ao trabalho, o ideal é conversar com o seu chefe e pedir permissão. Sites de relacionamento ainda são novidades para as empresas, então é melhor ser transparente. E, se a sua marca online for relevante para a marca da sua empresa, uma pode ajudar a outra. 


ÉPOCA - Qual é a importância de aparecer entre os primeiros resultados para o seu nome ou profissão no Google? Como fazer para melhorar essa posição? 

Schawbel
 - Sites de busca são a principal maneira para procurar informações sobre marcas. Se você aparece no primeiro lugar em uma categoria, a percepção das pessoas é que você merece estar lá. A maioria só olha para os três primeiros resultados, então a meta é escolher as palavras às quais você quer ser associado e otimizar seu conteúdo para que o seu nome apareça entre os três primeiros. É como uma lista de livros mais vendidos. Quanto maior o ranking, mais você vai vender e mais atenção você vai chamar. Para melhorar os resultados, você pode produzir conteúdo, tentar aparecer na imprensa, escrever para blogs de outros e criar websites sobre as suas atividades. 



ÉPOCA - Ainda falando sobre os resultados de sites de busca, pessoas que têm nomes muito comuns estão em desvantagem? 

Schawbel
 - É mais difícil se destacar se você tiver um nome comum do que se você tiver um nome diferente. Os “John Smith” [equivalente americano a “João da Silva”] do mundo devem usar suas outras iniciais, nomes do meio e apelidos, ou cercar seu nome com palavras-chave sobre suas áreas de atuação. Você precisa decidir como quer ser chamado, porque depois de escolher um nome, é assim que vão te chamar e é difícil mudar isso. 


ÉPOCA - Qual é a melhor maneira de se aproximar de futuros empregadores na internet? 

Schawbel
 - O melhor é não mandar e-mails e mensagens em redes sociais imediatamente, pois eles devem receber centenas dessas mensagens todos os dias e você não vai se destacar. Em vez de fazer isso, faça uma busca por eles noTwitterLinkedInFacebook e outras redes. Descubra de quais comunidades ou sites eles participam, entre nessas comunidades e interaja com todos. Depois de algumas semanas, você pode mandar mensagens e eles estarão mais abertos ao contato, por já saberem quem você é. 


ÉPOCA - Quais são as diferenças entre um bom currículo online e um bom currículo impresso?

Schawbel
 - Um currículo ou portifólio online deve ser consistente com os seus materiais impressos. Na verdade, você pode imprimir o seu perfil de um site como o LinkedIn e usar como seu currículo, pois lá há mais espaço para se destacar e parecer inovador. Eu diria que a única diferença é que você deve incluir sua foto no currículo online, o que no impresso às vezes não é permitido para evitar a discriminação. 


ÉPOCA - É possível usar o Facebook ou o Orkut como ferramentas de marketing pessoal sem deixar de lado o objetivo original, que é manter contato com os amigos? 

Schawbel
 - Redes sociais como o Orkut podem ser usadas para fortalecer sua marca porque deixam você se apresentar da maneira como quer ser visto. Depois de criar seu perfil, você vai querer melhorá-lo para atrair amigos, colegas e outras pessoas com quem você queira se conectar. A marca pessoal não diz respeito só à sua carreira, mas também à sua vida, o que inclui a interação social. 

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