E a democracia norte-americana como fica?


Deu no New York Times e em todos os grandes jornais do mundo: aprovada em outubro do ano passado a possibilidade de um terceiro mandato para o megamilionário Michael Bloomberg, prefeito de Nova York (já uma vez reeleito), hoje os nova-iorquinos votaram para escolher entre ele e o democrata William Thompson, quem governará a cidade pelos próximos quatro anos.

Todas as perspectivas durante a campanha e véspera do pleito são de que Bloomberg caminhava para obter seu terceiro mandato nas eleições de hoje - lá a votação vai até as 21 horas, 23 horas daqui. Nas pesquisas o prefeito tinha 53% da preferência do eleitorado, contra 38% de William Thompson.

O terceiro mandato para Bloomberg também foi cercado de polêmica até a Câmara Municipal da cidade aprovar no ano passado a mudança que permitiu ao magnata das finanças e da midia tentar seu terceiro mandato. Em abril deste ano, uma corte federal
ratificou a decisão. 

Jornais e jornalistas colonizados


Tudo legal e constitucional, como em todos os outros países. Igualzinho a Hugo Chávez, na Venezuela - que conseguiu a reeleição, inclusive se submetendo a plebiscitos - Álvaro Uribe, da Colômbia - que a mídia não critica - e  todos os outros.
Menos em relação ao presidente Lula. Aqui o presidente nunca propôs seu terceiro mandato, nem chegou a cogitá-lo, mas a imprensa à simples teoria moveu céus e terra. Fez meses de campanha cerrada e retomou o tema várias vezes contra o que nunca passou de simples hipótese. Dá para acreditar?

Agora, que silenciaram ou se limitaram a pequenos registros do terceiro mandato de Bloomberg, eu pergunto: e a gritaria de nossos colonizados jornalistas e donos de jornais contraria a Chávez e a Lula nessa questão, como fica?



Nenhum comentário:

Postar um comentário