O nome da instituição de pesquisa é o fator principal em jogo em pesquisas.
Todos querem ter um bom nome na praça.
Quanto mais certa estiver uma pesquisa melhor para o nome da instituição de pesquisa.
O erro isolado pode ocorrer. E alguém pode ganhar com isso.
A pesquisa influência, mas há também o ditado que diz como é incrível a força que adquire aquilo que tem de acontecer.
As pesquisas dizem a verdade, mas elas podem ser manipuladas. Por volta de 10 de março de 2009, o IBGE informou qual foi o PIB do quarto trimestre de 2009. Não houve nenhuma pesquisa uma semana antes. Houve várias pesquisas uma semana depois. Todas elas foram influenciadas pela forma altamente crítica como a imprensa transmitiu a notícia da queda do PIB provocada pela crise, ridicularizando a idéia de marolinha que Lula tentou transmitir. A crise foi realmente mais séria do que imaginara. Os dados do PIB só não me surpreenderam mais porque em 13 de fevereiro eu fiquei sabendo da queda da receita em Minas Gerais e em Minas foi onde a crise atacou mais fortemente.
Só que no primeiro trimestre a crise já havia acabado e o país já começava a se recuperar. Para a população a percepção da recuperação era o mais importante na avaliação que ela fazia do governo. Recuperação que estatisticamente só seria conhecida quando da divulgação do PIB do 2° trimestre de 2009, ou seja, por volta de 10 de setembro.
Todos os jornais juntos falando mal do presidente e ancorados em dados estatísticos e não há popularidade que sobreviva. Se tivesse havido pesquisa uma semana antes da divulgação do PIB daria para saber o poder da imprensa. Escolher o período da pesquisa é uma das formas mais discretas de as manipular.
Clever Mendes de Oliveira
Impechment de José Roberto Arruda já!
ResponderExcluirChega de Pizza!
Chega de impunidade!
Lugar de corrupto é na cadeia!