Corrupto foi fundador da Tranparência Brasil


Envolvido em escândalo fundou Transparência Brasil
Presidente do PPS do Distrito Federal, Fernando Antunes participou da criação de ONG especializada em fiscalizar as contas públicas. Coordenador da ONG lamenta
LEONEL ROCHA
Antonio Cruz / Agência Brasil
Na terça-feira (1º), manifestante, em frente à residência oficial do governo, pede a saída de Arruda
Fundador da ONG Transparência Brasil, o analista de finanças públicas Fernando Antunes (e presidente do PPS no Distrito Federal) é um dos principais personagens do escândalo de pagamento de propina por empresários à cúpula do governo do DF, inclusive ao governador José Roberto Arruda, e a vários deputados distritais. Vídeos gravados pelo ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, alguns com autorização judicial, mostram a diretora comercial da Unirepro Serviços Tecnológicos, Nerci Soares Bussamra, dizendo que pagava propina a Antunes, então subsecretário de Saúde do governo, pasta dirigida até a semana passada pelo deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF).
Aprovado em concurso público como auditor da Controladoria Geral da União(CGU) e encarregado de investigar corrupção no serviço público, tornou-se arrecadador de dinheiro para o PPS, partido que preside no DF. Ele também fundou a União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), uma das entidades criadoras da Transparência Brasil.
O nome de Antunes ainda aparece no site da ONG como um dos seus criadores e é presidente licenciado da Unacon. “É o fim da picada, uma coisa maluca. A oportunidade faz o ladrão porque o indivíduo termina se envolvendo nesse tipo de esquema que mostra a vulnerabilidade do setor público”, lamentou Cláudio Weber Abramo, coordenador da Transparência Brasil.
Chefe de Antunes na Secretaria de Saúde, o deputado Augusto Carvalho foi um dos fundadores do site Contas Abertas, também especializado em fiscalização do dinheiro público. Criado pelo parlamentar e alguns assessores, a instituição utilizava até o ano passado a senha de Carvalho para entrar no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e vasculhar como é gasto o dinheiro do orçamento federal. O deputado deixou a entidade em agosto do ano passado e o Contas Abertas passou a utilizar as senhas de outros parlamentares. A mesma senha permite acesso dos analistas do Contas Abertas à execução do orçamento do Distrito Federal. Mas o governo Arruda não foi fiscalizado.

Um comentário:

  1. Não podemos novamente ficar inertes. Vamos demonstrar nossa indignação com a corrupção que se institucionalizou no Brasil.

    Chega de corrupção, chega de pizza.

    ResponderExcluir