Operação Castelo de Areia revela um zoológico da corrupção; bichos estão soltos, falta saber quem é o "gambá"?
A reportagem de Luiz Carlos Azenha - que foi foi ao ar na última sexta-feira, na TV Record - revela um singelo "zoológico" da corrupção.
A matéria baseia-se em relatório da Polícia Federal sobre a "Operação Castelo de Areia", que indica: funcionários (?) da Camargo Corrêa teriam utilizado nomes de bichos como código para identificar quem recebeu propina. Não, propina é um nome feio! Vamos falar em "valores não contabilizados".
O avestruz, o hipopótamo, a girafa. A formiga, a abelha, o elefante. Todos eles aparecem nas correspondências e papéis que foram apreendidos pela PF. Alguns bichos foram identificados pela PF. Mas são bichos soltos! A investigação parou por ordem do STJ!
De toda forma, o relatório da PF rende, no mínimo, matérias curiosas - vocês não acham? Assistam o vídeo bem aqui ao lado para conferir - http://www.youtube.com/watch?v=YlCEtw8qnSc&feature=player_embedded
Por isso, volto a perguntar: por que "Veja" e "Época" - ao noticiar o relatório na semana passada - o fizeram de forma tão "seletiva"? Por que não aproveitaram todo o material, incluindo o "zoológico da corrupção"?
"Veja" não vai esclarecer por que um jornalista da casa aparece nas planilhas, ao lado das anotações "Revista A" e "50 mil"? Repito aqui: não é crime jornalista (ou publicação jornalística) receber (ou pedir) dinheiro a empresário. Mas não é estranho esse fato?
E o gambá, o que tem a ver com isso tudo? Num dos emails apreendidos pela PF, há uma frase singela sobre acertos e pagamentos: "não esqueça o gambá".
A pergunta que não quer calar é: afinal, quem é o gambá?
Essa história cheira mal, muito mal...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE como essa história cheira mal, muito mal...assim como inúmeras histórias e estórias que são narradas dia-a-dia. Nosso país tem transformado a corrupção no certo e a honestidade do errado. Afinal, quem é quem ganha as manchetes, as chamadas na mídia? Que faz as coisas pro bem, quem age corretamente? Ora ora...para quê isso? Dá mais audiência o corrupto, o ladrão, a mãe que bate na filha, etc.
ResponderExcluirExistem, contudo, pessoas que estão querendo mudar esta realidade. Pessoas que acreditam na "salvação" do país e que lutam por isso! Exemplo disso temos o projeto Ficha Limpa, um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar. Mas, quantos brasileiros não sabem, não ouviram falar ou simplesmente ignoram tal movimento?
Para aqueles que se interessam pelo assunto e que gosta de ler notícias críticas e confiáveis, indico um blog muito legal: http://www.roubamasfaznuncamais.com.br/site .