Resultado das contas públicas é o melhor desde 2008

EDUARDO CUCOLO

A alta na arrecadação ajudou o setor público (União, Estados e municípios) a realizar economia de R$ 19,8 bilhões para pagar os juros da dívida em abril. É o terceiro maior resultado da década, segundo o Banco Central.
Esse superavit primário foi garantido pelo aumento no recolhimento de tributos, impulsionado pelo crescimento da economia e pelo fim dos incentivos fiscais.
A contribuição para o superavit veio tanto do governo federal como das esferas regionais, que tiveram os menores números em três anos.
As receitas do governo federal avançaram 23% na comparação com abril de 2009. De acordo com o BC, a recuperação da arrecadação ajudou a compensar a alta de gastos verificada até abril.
“É natural que haja elevação de despesas em anos eleitorais, mas o que sobressai é o aumento da arrecadação”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.
O superavit primário é a diferença entre receitas e despesas, sem considerar o pagamento de juros. Em abril, o resultado ficou em R$ 5,3 bilhões, maior valor desde outubro de 2008.
O economista-chefe da LCA, Bráulio Borges, diz que os gastos públicos se concentram no primeiro semestre em anos eleitorais, devido às restrições da legislação. Por isso, projeta desaceleração dessas despesas ao longo do ano e arrecadação com tendência de crescimento.
O superavit do governo no primeiro quadrimestre supera em 65% o resultado para o mesmo período de 2009. 

Um comentário:

  1. Marco Antônio Leite28 maio, 2010

    Num açougue de Belo Horizonte chega de repente uma exuberante Ferrari vermelha e dela sai um torcedor do São Paulo que chega para o açougueiro e pergunta:




    - O Sr. tem picanha?
    - Tenho sim - respondeu o açougueiro.
    - Corte para mim vinte peças - diz o torcedor do São Paulo Ele paga com cartão Platinum e vai embora .


    Passados 10 minutos, chega uma BMW e dela sai um Palmeirense, chega para o açougueiro e pergunta:
    - O Sr. tem alcatra?

    - Tenho sim - respondeu o açougueiro sorridente pela última venda.
    - Corte 70 quilos - pede o Palmeirense e sai pagando com notas de 100 dólares.
    Nesta hora, muito feliz pelas vendas, o açougueiro recebe um Santista em uma Mercedes que diz:

    - O Sr. tem filé mignon?

    - Tenho sim - respondeu o contente açougueiro.

    - Preciso de 50 quilos, por favor - diz o Santista, que paga a mercadoria com notas de 100 reais, saindo logo após.

    De repente, chega um Corcel II, bem velho e todo enferrujado, placa de BAURU, com um adesivo 'A INVEJA É UMA MERDA' numa lateral, outro no pára-brisa 'VEÍCULO RASTREADO POR VIZINHOS FOFOQUEIROS' e por último, pregado no vidro traseiro inteiro, 'É DEUS NO CÉU E NÓIS NO CORCEL' de onde sai 5 malucos com a camiseta e gorrinho do CORINTHIANS, um diz para o açougueiro:

    - E aí, Tio, cê tem asa?

    - Tenho sim - respondeu o açougueiro.

    - Então voa, véio: é um assalto!!!

    .

    ResponderExcluir