É possível lucrar mais se o cliente decidir o preço

Pesquisadores americanos afirmam que sim, mas é preciso dar 50% da arrecadação para caridade
Pague o quanto quiser, metade do dinheiro vai para caridade. Você acreditaria que vender assim pode aumentar seu lucro? Segundo uma pesquisa publicada na edição desta semana da Science, é exatamente isso que acontece: quando essas duas condições de venda estão juntas, o lucro sobre. “Um novo modelo econômico de ‘coresponsabilidade social’ pode ser o caminho para que todos ganhem”, afirma Ayelet Gneezy, da Universidade da Califórnia em São Francisco. 

Embora empresas às vezes demonstrem responsabilidade social e tentem construir uma boa relação com os seus clientes dando parte dos seus lucros para a caridade, esse modelo nem sempre resulta em um aumento direto no lucro. “Os custos de uma responsabilidade social corporativa são frequentemente maiores do que seus benefícios comerciais”, afirmam os pesquisadores. No caso em que o preço é escolha do consumidor, entretanto, o lucro por comprador aumentou. 

O estudo foi realizado em um parque de diversões nos Estados Unidos. As pessoas que iam a um dos brinquedos mais populares do parque eram fotografadas e podiam comprar uma versão impressa dessas fotos. Durante os oito dias em que a pesquisa foi feita, mais de 110 mil visitantes passaram pelo brinquedo. 

Há quatro fases na pesquisa: preço fixo - US$ 12,95 cada foto -; o mesmo preço fixo e metade do valor vai para caridade; o consumidor paga quanto quiser pelas fotos, mesmo nada; e pague quanto quiser com metade do dinheiro indo para caridade. Com o preço fixado pela vendedor, com ou sem caridade, menos de 0,6% das pessoas que passaram pelo brinquedo comprou as fotos. O número aumenta para 4,49% quando eles podiam pagar quanto quisessem, e para 8,39% quando, além, disso metade do dinheiro ia para caridade. 

A fotos saem por em média US$ 5,33 na última experiência. Apesar de os compradores pagarem menos pelas fotos do que o preço fixo, o aumento das vendas faz com que o lucro seja maior no fim. Segundo os pesquisadores, levando em conta o mercado de 5 milhões de pessoas que passam pelo parque por ano, o lucro do vendedor de fotos poderia ser aumentado em US$ 600 mil dólares anuais 

Você teria mais vontade de comprar algo nessas condições (pague quanto quiser e metade vai para a caridade) do que em outras?

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário